5 de abril de 2021

Governo do Estado inicia vacinação contra Covid 19 em servidores das forças de segurança, salvamento e forças armadas

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

Foram disponibilizados pelo Governo do Estado, nesta segunda-feira (5), dois postos de drive-thru para a vacinação dos profissionais das forças armadas, segurança e salvamento. Os serviços estão funcionando nos estacionamentos do São Luís Shopping (São Luís) e Imperial Shopping (Imperatriz) para atender, inicialmente, trabalhadores da ativa acima de 50 anos.

“Para a EMSERH é muito importante estar participando institucionalmente dessa nova fase do combate à pandemia. Estamos saindo de uma fase de expansão dos leitos de alta complexidade e já, desde semana passada, estamos nessa luta pela vacinação. Neste Drive, a EMSERH entrou em parceria com a gestão, RH e estrutura de serviço junto com a SEGOV. As doses vêm do Estado e os comandos entram com a sinalização para as equipes”, explicou Will Mesquita, diretor administrativo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

O serviço está disponível para servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Agente penitenciário, Força Estadual Integrada de Segurança Pública, Perícia Técnica, Exército, Aeronáutica e Marinha.

Clovis Cordeiro Mendes Filho, 54 anos, tenente da Polícia Militar do Maranhão, foi o primeiro servidor a ser vacinado no drive-thru. “É uma esperança de todos nós da polícia militar e graças a Deus hoje pudemos iniciar essa vacinação contra a Covid-19. É uma felicidade, uma satisfação total”, disse o militar.

Tenente Mendes da PMMA foi o primeiro a ser imunizado no Drive

O drive-thru vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Para vacinação, será necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e último contracheque. No drive-thru de São Luís serão vacinados somente profissionais residentes na capital. Do mesmo modo acontece em Imperatriz. Para esta primeira etapa foram disponibilizadas inicialmente 2.500 doses.

“São profissionais que estão lidando diretamente nas ações tanto da campanha de vacinação contra covid-19 quanto nas medidas de controle sanitário, que estão na ativa e acima de 50 anos. O Ministério da Saúde enviou para o Maranhão cerca de 2.500 doses para esse público específico e a gente distribuiu entre os dois drives de São Luís e Imperatriz. À proporção que as vacinas forem chegando, a gente vai ampliando esse público”, explicou a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

Magnólia de Fatima Louzeiro Pimentel, 62 anos, assistente administrativo da SEAP, disse que nunca pegou covid e não escondeu a emoção de ser imunizada. “Não tenho palavras para agradecer. É muita emoção. Eu perdi um parente para a Covid”, disse a servidora.

Servidora da SEAP recebe vacina contra COVID 19

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros Hilton Nogueira Júnior também foi imunizado e disse que a vacina foi uma grande vitória. “É uma grande conquista de todo o sistema de segurança pública. Já perdemos muitos amigos, mas nunca é tarde para chegada da vacina”, disse emocionado.

“O Drive vai estar funcionando esses dias para atender essa demanda, das 8h às 16h. São mais de 30 profissionais de saúde envolvidos e três tendas com quatro profissionais em cada uma delas”, disse Rafaella Pedroza, coordenadora do Drive Thru.

Vacinação também ocorreu em Imperatriz

Em Imperatriz, a vacinação ocorre no estacionamento do Shopping Imperial. O servidor Alberto Dumond foi um dos primeiros a se vacinar nesta segunda-feira (5). “A gente estava esperando há muito tempo essa vacina e ainda bem que veio para o setor de segurança. A gente há muito tempo trabalha diretamente com os presos que, às vezes, já chegam com covid na unidade. Foi muito bem-vinda essa vacina”, disse o servidor.