17 de agosto de 2021

Governo do Estado inicia atendimento aos pacientes na Policlínica Barra do Corda nesta terça-feira (17)

Fotos: Ruy Barros

FONTE: SES/MA

O Governo do Maranhão abriu a 12ª Policlínica do Maranhão. Nesta terça-feira (17), a Policlínica Barra do Corda, da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inicia o atendimento para região do Médio Mearim. 

O atendimento aos pacientes na unidade será por meio da Central de Regulação entre Estado e Prefeitura. Os pacientes serão assistidos em especialidades médicas como cardiologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia, ortopedia, pediatria, endocrinologia, vascular, obstetrícia e dermatologia. 

Na policlínica será ofertado, ainda, atendimento por equipe multiprofissional composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, assistente social e enfermeiro. Em sua estrutura, a policlínica dispõe de quatro consultórios, sala de espera, recepção, Centro de Processamento de Dados (CPD), salas específicas para triagem, atendimento do Serviço Social e ginecológico, além de sala de coleta, Ginásio Terapêutico e estacionamento. 

A unidade também fará exames de ultrassonografia obstétrica, morfológica e doppler, radiologia, endoscopia, colposcopia, tomografia, mamografia e colonoscopia, incluindo exames de cardiologia diagnóstica, dispondo de mapa, holter, ecocardiograma e eletrocardiograma. A gestão da unidade de Barra do Corda será feita pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a Policlínica Barra do Corda reforça a rede de cuidados com o povo maranhense.  “A policlínica soma-se à rede de especialidades que estamos implantando no Maranhão inteiro. O nosso papel é lutar pela redução de desigualdades. Para isso são necessárias políticas públicas que propiciem o acesso digno a direitos sociais e a saúde faz parte disso”, frisou Carlos Lula.

Manoel Oliveira, de 56 anos, vítima de um acidente de trânsito que ocorreu há 13 anos, ressaltou a importância da instalação do serviço no município de Barra do Corda. “Eu tiro o chapéu para o governador Flávio Dino, porque nós precisávamos de um local como este. Eu mesmo perdi um braço e uma perna por falta de um atendimento adequado e acredito que ela poderá ajudar muitos que precisarem de ajuda”. 

O diretor clínico da Policlínica Barra do Corda, Adriano Brandes, afirmou que o maior ganho é permitir assistência mais próxima de cada cidadão de Barra do Corda. “Antes as pessoas precisavam ir para outras cidades, como Tuntum, que fica a 80 quilômetros daqui, para fazer serviços como tomografia, que agora está disponível na cidade. Além disso, buscaremos prestar um atendimento de excelência, a todos que necessitarem do espaço”, comentou.

Vacinação de jovens a partir de 12 anos

Em Barra do Corda, o secretário Carlos Lula acompanhou o Dia D de vacinação contra a Covid-19, no posto de saúde da cidade e o Centro Educamais “Dom Marcelino de Milão”. Ambos os locais ofertaram vacinação para jovens de 12 a 17 anos. 

A estudante Camilly Mangabeira, de 16 anos, foi vacinada. “Depois de um ano longe das salas, só com aula online, é muito bom poder retornar para a escola, ainda mais agora que recebi a primeira dose da vacina posso me sentir mais segura e logo poderemos voltar a como era antes”, compartilhou. 

O secretário Carlos Lula visitou as obras do futuro Hospital Regional de Barra do Corda. Participaram da visita o secretário adjunto de Assistência em Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro; e o diretor de Planejamento da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Raul Fagner.

Inauguração da Policlínica Barra do Corda

O governador Flávio Dino entregou, segunda-feira (16), a nova Policlínica Barra do Corda. O equipamento da rede SES amplia ainda mais a oferta de serviços especializados na região. 

“Hoje, demos mais um passo no cumprimento do compromisso de investir na saúde pública de Barra do Corda. A policlínica mostra a força que a união entre Estado e Município tem quando trabalham em conjunto em prol da população. Acredito que essa parceria ainda trará ótimos resultados”, disse o governador Flávio Dino.

Com a unidade de Barra do Corda, o Governo do Estado já entregou doze policlínicas. Na capital estão instaladas as Policlínicas Cidade Operária, Cohatrac, Diamante, Vinhais, Vila Luizão e do Idoso. As demais unidades estão localizadas em Santa Inês, Presidente Dutra, Açailândia, Lago dos Rodrigues e Matões do Norte.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo disponibiliza drive-thru de testagem para a Covid-19 a partir de segunda-feira (4)

Por Daucyana Castro O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar, a partir [...]

Governo reduz espera de maranhenses por procedimentos oftalmológicos com o Programa Mais Cirurgias

Com o Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de procedimentos oftalmológicos pelo Maranhão e, assim, [...]

UPA de Paço do Lumiar celebra dois anos de funcionamento com mais de 200 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar completou, em 23 de junho, dois anos de funcionamento, contabilizando [...]