31 de março de 2021

Governo do Estado entrega Hospital de Campanha em São Luís para ajudar no combate à covid-19

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Maranhão entregou nesta quarta-feira (31) o novo Hospital de Campanha de São Luís. A unidade provisória de saúde é um reforço no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

A iniciativa foi possível graças a uma parceria com o Grupo Mateus, Uniceuma e Grupo Equatorial, sob coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc). A entrega oficial do hospital de campanha foi realizada pelo governador do Maranhão, Flávio Dino.

“Não há duvida de que precisamos garantir acesso, o máximo quanto possível, da população à assistência hospitalar. Hoje entregamos 10 leitos de UTI na Maternidade de Alta Complexidade na Cohab e mais 60 leitos de forma que completamos 70 leitos hoje além de ampliações de hospitais em outras cidades do Maranhão. Quero agradecer aos nossos parceiros que viabilizaram a realização deste hospital de campanha”, disse Flávio Dino.

A unidade será gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e terá 60 leitos, sendo 50 de enfermaria e 10 de UTI. A estrutura foi montada no Espaço Renascença, próximo ao hospital Carlos Macieira.

“Mais um quantitativo de leitos entregue na nossa rede, que entra nessa grande força tarefa de ampliação de assistência à saúde, que vem ser um reforço nesse período da pandemia. A gente espera o mais rápido possível desmontar essa estrutura, mas enquanto isso, o governo do Estado tem feito a sua parte em oferecer o equipamento necessário à disposição da sociedade, que caso precise tenha onde se socorrer, se tratar e se medicar”, reforçou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

Os pacientes que serão atendidos no novo hospital serão encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou outras unidades de saúde via regulação.

“No momento que vivemos, o Governo do Estado tem se sensibilizado e tem buscado ampliar essa rede, porque nós sabemos que hoje acima de 90% dos leitos do estado estão ocupados e esse hospital de campanha vem desafogar, diminuir um pouco essa demanda”, afirmou o diretor administrativo do Hospital de Campanha de São Luís, João Batista de Carvalho Júnior.

Serão 311 profissionais atuando na linha de frente de combate à pandemia, entre assistentes sociais, agentes de portaria, auxiliares administrativos, auxiliares de farmácia, auxiliares de serviços gerais, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, maqueiros, nutricionistas, psicólogos, recepcionistas, técnicos em enfermagem e técnicos em segurança do trabalho.

A enfermeira Daniela Coutinho é uma dessas profissionais convocadas. Enfermeira há 15 anos, ela fala do marco de participar desse momento. “É um marco muito importante, mais um hospital sendo inaugurado para atender à população. Estamos muito sensibilizados e estamos aqui para atender esses pacientes de forma humanizada e com toda a dedicação possível” disse Daniela.

Esperança. Foi a palavra usada fonoaudióloga Daniele Cabral Sousa ao assumir o cargo no hospital de campanha. “Estou esperançosa por estar atuando nesse momento com esperança desse hospital atender a demanda e desafogar as UTIs e outros hospitais. E a fonoaudiologia é também importante neste processo, porque trabalha a deglutição. O paciente com covid fica muito cansado, ofegante e para ter uma deglutição saudável tem que ter uma boa respiração para evitar que ele possa broncoaspirar” explicou a fonoaudióloga.

Participaram ainda da inauguração o secretário de estado da Saúde Carlos Lula; secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo; o empresário Ilson Mateus; a reitora do Uniceuma, Cristina Nitz da Cruz; o professor Doutor José Márcio Soares Leite, coordenador do curso de medicina da Universidade Ceuma e imprensa.