24 de agosto de 2023

Governo do Estado comemora 80 anos do Hospital Presidente Vargas

Por Vanessa Ribeiro

O Hospital Presidente Vargas, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), completou 80 anos de importantes serviços prestados à população. A unidade é referência no tratamento de doenças como HIV/AIDS, tuberculose e doenças tropicais no Maranhão.

De janeiro a julho deste ano, o equipamento de saúde realizou 156.774 atendimentos, entre consultas médicas e multiprofissionais, além do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. No mesmo período, foram diagnosticados 256 novos casos de HIV e 221 de tuberculose. 

“São 80 anos de histórias com uma trajetória repleta de desafios e conquistas a serem comemoradas. Agradecemos aos colaboradores que fizeram e fazem do hospital um local de acolhimento e esperança. Desejo sabedoria e discernimento para continuarmos trilhando o caminho do bem, da dedicação de cuidar do outro”, frisou Rillma Nunes, diretora geral do Hospital Presidente Vargas. 

José Domingues Correia tem 21 anos e trabalha como lavrador no município de Viana. Ele faz tratamento no Hospital Presidente Vargas desde janeiro deste ano e é só elogios ao atendimento. “Sou sempre bem tratado. Os funcionários são muito competentes e atenciosos. Só tenho a agradecer”, disse. 

Para continuar tendo esse reconhecimento dos pacientes, a equipe passa constantemente por capacitação, como destaca o diretor administrativo, Thiago Mendes Leite. “Nossa missão institucional é prestar assistência hospitalar com empatia, excelência no atendimento. Estamos constantemente qualificando nossa equipe para prestar um atendimento humanizado e com acolhimento”, comentou. 

O auxiliar de Patologia Clínica, Francisco de Assis Bogea Filho, tem 62 anos e é um dos colaboradores mais antigos da unidade. Ele trabalha no hospital há 41 anos, desde 1982 e sempre na mesma função. “Pra mim é muito gratificante trabalhar aqui. Eu gosto demais. Aprendi muito e hoje até ensino para os mais novos”, afirmou. 

ASSISTÊNCIA

O Hospital Presidente Vargas dispõe de atendimento ambulatorial e internação em Enfermaria e UTI adulto. São 36 leitos de enfermaria e nove de UTI. Atualmente, a unidade oferece tratamento ambulatorial para 6.414 pacientes cadastrados, da capital e interior do estado.

Além do apoio médico especializado, no Hospital Presidente Vargas, o paciente recebe amparo psicológico e clínico-terapêutico e conta com acompanhamento de nutricionista, médico oftalmologista e dentista.

Fotos: Francildo Falcão

Daucyana Castro