30 de junho de 2022

Governo disponibiliza drive-thru de testagem para a Covid-19 a partir de segunda-feira (4)

Por Daucyana Castro

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar, a partir da segunda-feira (4), o drive-thru de testagem para a Covid-19, no Parque do Rangedor, Calhau. O serviço estará disponível ao público em geral até o sábado (9), com capacidade para a realização de 2 mil testes por dia.  

O teste que será disponibilizado é o teste rápido por meio de swab nasal, com resultado dentro de 15 a 20 minutos. Cerca de 40 profissionais vão trabalhar na testagem. Para ter acesso ao teste, as pessoas devem apresentar documento com foto e número do cartão do SUS. O atendimento vai funcionar das 8h às 16h.

“É mais uma ação do Governo do Estado para o monitoramento do cenário da pandemia no Maranhão. Estamos facilitando o acesso ao teste, ao mesmo tempo em que seguimos incentivando a vacinação contra a doença. O Maranhão foi e continua sendo destaque positivo no combate à pandemia”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O serviço do drive-thru de testagem para a Covid-19 será executado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). “O drive-thru volta como serviço auxiliar à nossa política de combate ao coronavírus. A grande maioria das pessoas que estão sendo diagnosticadas com a Covid-19 não têm apresentado sintomas graves. A gente tem acompanhado isso de perto”, frisou o presidente da Emserh, Marcello Duailibe.

Este é o sétimo drive-thru de testagem disponibilizado pelo Governo do Estado à população durante a pandemia da Covid-19. O último drive de testagem rápida para Covid-19 no Rangedor São Luís funcionou de 25 de janeiro a 10 de fevereiro deste ano e realizou 17.902 testes, sendo 3.452 positivos (19,2%) e 14.450 negativos (80,7%).

Daucyana Castro