11 de agosto de 2017

Governo dá posse a membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas

Foram empossados 20 membros eleitos como representantes do colegiado. Fotos: Francisco Campos/SES

O Governo do Estado instituiu, nesta quinta-feira (10), a criação do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas. Na ocasião, os secretários de Estado da Saúde, Carlos Lula, empossou 20 membros eleitos como representantes do colegiado.  O secretário de Estado de Articulação das Políticas Públicas, Marcos Pacheco, e a promotora do Tribunal do Júri da Capital, Cristiane Gomes Maia Lago, também compuseram a mesa do ato de posse dos conselheiros.

O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas passa a fazer parte da estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES), contando com a participação de representantes de diversas secretarias, instituições e sociedade civil. Anteriormente, o colegiado era alocado na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, as ações serão desenvolvidas de forma integrada, sem perder de vista o cenário enquanto problema de saúde pública. “Nós entendemos que esse é um problema complexo. Nós vamos precisar da Segurança, da Educação, da Juventude, e da estruturação de políticas que na verdade extrapolam e muito a visão apenas da SES. É importante que o conselho esteja alocado na Secretaria de Estado da Saúde porque a política pública aqui é voltada para o cuidado com a pessoa e não apenas para a repressão do problema”, afirmou.

O secretário Marcos Pacheco destacou o compromisso do Governo do Estado em buscar resolver a questão das drogas. “O Governo do Maranhão entende que é preciso avançar na solução do problema das drogas, porque se avançarmos, nós vamos avançar na solução de muitos problemas como a violência urbana, a questão da saúde e a redução da pressão sobre leitos hospitalares psiquiátricos,”, comentou.

Para a promotora do Tribunal do Júri da Capital, Cristiane Gomes Maia Lago, a criação do Conselho da forma como está sendo proposto, possibilitará a efetivação e a centralização de políticas que antes eram encabeçadas por outras instituições.

“Esse conselho vai representar a vontade do Governo do Maranhão de implantar, implementar e efetivar essa política sobre drogas em nosso estado. No Ministério Público, temos um comitê que discute essa temática e que é formado por várias instituições e, com a criação deste Conselho, vamos produzir um documento com tudo que já foi estabelecido no Comitê para que seja tocado pelo Conselho e os órgãos cumpram somente o seu papel de acompanhamento e fiscalização das políticas estabelecidas aqui”, afirmou a promotora.

Foram empossados 20 membros eleitos como representantes do colegiado. Fotos: Francisco Campos/SES

Tomaram posse 20 representantes, sendo 10 destes suplentes, que integrarão a gestão 2017-2019 do Conselho. Todos foram escolhidos via eleição realizada no mês de abril nas secretarias integrantes do Conselho e nas instituições da sociedade civil representadas.

“Para nós, sociedade civil é de uma importância sem igual esse momento. Nós estamos lutando há muitos anos pelo fortalecimento e implementação deste conselho. Pois esse problema das drogas é muito complexo, não é fácil de ser resolvido e precisa de políticas efetivas para se ter algum resultado”, disse Erisson Sousa, membro da Federação de Comunidades Terapêuticas (FETEB).

O representante do Governo do Estado no Conselho, o secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, falou sobre os primeiros passos após a criação do colegiado.  “É um momento de estruturação em que nós vamos criar o regimento, mas já podemos começar a discutir ações pois o tempo corre contra nós nessa temática. O Conselho tem uma amplitude estadual e é nossa responsabilidade interferir na criação da política nos municípios, é nossa responsabilidade fomentar esses conselhos na escolas e em todos os ambientes em que tivermos que interferir para melhorar essa questão no nosso estado”, disse.

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo realiza primeira cirurgia ortopédica no Hospital Regional de Timon

Por Daucyana Castro Foi realizada, no início desta semana, a primeira cirurgia ortopédica no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em [...]

Com Avança Mais Saúde no Jardim Tropical, Governo realiza mais de mil atendimentos em São José de Ribamar

Fotos: Adeta Holanda O Programa Avança Mais Saúde deste fim de semana contemplou, mais uma vez, os moradores de São [...]

População aprova serviço de testagem para a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda O Governo do Estado ampliou, na última semana, o público do Centro de Testagem para a Covid-19, [...]