7 de fevereiro de 2022

Governo contabiliza mais de 95 mil atendimentos em um ano da Policlínica de Açailândia

Por Daucyana Castro

A Policlínica de Açailândia, município distante 554 km da capital maranhense, completou um ano de funcionamento contabilizando mais de 95 mil atendimentos. Entregue no dia 4 de fevereiro de 2021 pelo Governo do Estado, a unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem cumprido o objetivo de reforçar a assistência em saúde na Região Tocantina, ampliando a oferta e descentralizando as consultas e os exames especializados.  

Em doze meses, a unidade de saúde gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), registrou 95.336 atendimentos, entre exames e consultas nas áreas de Cardiologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Obstetrícia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Proctologia , Urologia, Mastologia e Nefrologia. Também foram realizadas 26.459 consultas, nas áreas de Assistência Social, Nutrição e Psicologia.

A Policlínica de Açailândia registrou ainda em um ano a realização de 43.105 exames de apoio diagnóstico e terapêutico, como exames laboratoriais, raio-x, ultrassonografia comum e obstétrica, além de biópsias de mama. Na área de Cardiologia, foram 1.966 exames, como Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Holter e Mapa.  

Na área de Oftalmologia, foram realizados 5.769 exames, entre mapeamento de retina, retinografia e tonometria. Há ainda registros da realização de endoscopia, colonoscopia, videolaringoscopia, rectosigmoidoscopia e exames urológicos.  

Fernando dos Santos Lima foi um dos pacientes que encontrou atendimento digno e de qualidade ao consultar com um oftalmologista. “Gostei muito do atendimento daqui, um ótimo atendimento. Nada a reclamar”, declarou. 

Enéias Sérgio elogiou a unidade de saúde e chegou a dizer que jamais viu algo assim. “Eu vim em busca de um gastro, vim consultar. E eu gostaria de falar que eu nunca vi no Estado do Maranhão nem no Brasil uma clínica assim. O pessoal aqui está de parabéns. Ótimo atendimento e ótimos médicos para todo mundo”, completou.  

De acordo com o diretor administrativo da Policlínica de Açailândia, José Lima Neto, em um ano de funcionamento, há muito o que comemorar, pois a unidade de saúde hoje tem especialidades que nunca foram ofertadas na saúde pública da região. 

“Chegamos à notória marca de mais de 95 mil atendimentos em um ano de funcionamento. Graças aos esforços da Secretaria de Estado da Saúde e da Emserh, conseguimos trazer para a população desses municípios que compõem a região, especialidades médicas que a nossa população mais carente jamais teria acesso se não fosse a policlínica”, frisou o diretor.  

As Policlínicas fazem parte da estratégia da gestão estadual para oferecer atendimento de qualidade à população, com acompanhamento em várias especialidades.

Daucyana Castro