25 de agosto de 2023

Governo comemora quatro anos da Policlínica Matões do Norte como referência em oferta de consultas especializadas na região

Por Vanessa Ribeiro

A lavradora Filomena Sousa, de 67 anos, é moradora do povoado Bacabeira, em Matões do Norte. Com problemas de circulação e diabetes, antes tinha que se deslocar até a capital São Luís para consultar com médicos especialistas como cirurgião vascular e endocrinologista. Mas há 4 anos, ela conta com diversas especialidades sendo ofertadas na Policlínica Matões do Norte, e a vida ficou bem mais fácil.

“Há muitos anos eu sou paciente daqui. Essa policlínica me ajuda demais. Já fui muitas vezes a São Luís para consultar com um médico vascular, me deslocando do meu povoado para poder fazer uma consulta. Hoje é bem mais fácil, porque aqui tem endocrinologista, cirurgião vascular, cardiologista, e eu aproveito e me consulto também com clínico geral e ortopedista. São todos médicos bons”, afirmou a lavradora. 

A Policlínica de Matões do Norte vem se tornando referência no atendimento de especialidades como cirurgião vascular, mastologista e gastroenterologista. A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), beneficia moradores de 14 municípios da regional de Itapecuru Mirim.  

“A Policlínica Matões do Norte é um equipamento importante para o Maranhão e contribui muito com a população. Aqui são ofertados exames e consultas especializadas. O agendamento é feito via secretarias municipais de saúde, e para isso basta procurar o setor de marcação do município”, destacou o diretor geral da Policlínica Matões do Norte, Jefferson Sousa.  

Simone Cardoso tem 45 anos e é pescadora. Moradora da cidade de Anajatuba, realizou exame periódico de mamografia na Policlínica Matões do Norte. “Quando não tem próximo da gente, a gente fica com medo de ir para São Luís, e tendo próximo é bom demais. É muito importante realizar esses exames de rotina e não apenas quando sentimos o problema”, pontuou.   

A Policlínica Matões do Norte completou quatro anos de funcionamento no mês de julho e, desde a inauguração, realizou 364.784 atendimentos, sendo 55.376 consultas médicas, 50.578 consultas multidisciplinares, 219.434 Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico e 39.396 procedimentos de enfermagem.

Daucyana Castro