10 de dezembro de 2021

Governo comemora 1,2 milhão de atendimentos no CER Olho D’água

O Governo do Estado comemorou, nesta quinta-feira (9), mais de 1,2 milhão de atendimentos em sete anos do Centro Especializado em Reabilitação e Promoção da Saúde (CER) do Olho d’Água. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e oferece serviços nas áreas de reabilitação física, sensorial e intelectual. 

“É uma unidade que cresceu muito. Iniciamos com pacientes com reabilitação física e intelectual; hoje expandimos e já trabalhamos com reabilitação visual. Além disso, também recebemos, neste ano, a Rede Cuidar, que é um programa destinado a pacientes pós-covid, então acredito que são marcos principais da nossa unidade”, mencionou Renata Caldas, diretora geral do CER Olho d’Água. 

Em 2015, quando iniciaram os atendimentos, eram cerca de 60 mil atendimentos por ano. Em 2019, esse número chegou a mais de 258 mil atendimentos. Em 2020 e 2021, os atendimentos foram reduzidos, em função da pandemia.  

Para os pacientes, o serviço oferecido no CER é um grande diferencial. “Desde o primeiro atendimento, quando iniciou o tratamento, até agora, consigo ver a evolução. Só tenho a agradecer a todos os profissionais do CER. Se ele não tivesse esse acompanhamento desde o início, não sei como seria. Muito grata a todos”, relatou a Rejane Machado de Matos, doméstica, que é mãe do Alan Gabriel, autista e que há 6 anos faz tratamento no CER Olho d’Água. 

Para a diretora de RH da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Jany Carvalho, que na oportunidade representou o presidente da empresa, Marcos Grande, o CER do Olho d’Água é uma unidade pioneira no estado. “Atende crianças em várias especialidades. Trata-se de uma unidade de grande importância no atendimento para pessoas com deficiência. Nós temos muito o que celebrar. Como os investimentos, hoje temos uma estrutura totalmente adequada para garantirmos um atendimento de qualidade aos pacientes”, comentou. 

Ao longo de sete anos, muitos investimentos foram realizados na unidade. “A cada ano estamos ampliando os nossos serviços e a oferta, porque sabemos que é uma demanda que cresce a cada ano”, destacou Joselia Alves, superintendente de Assistência à Saúde da SES. 

A supervisora de terapia ocupacional, Helne Abreu, está desde o início dessa história no Centro de Reabilitação. “Cheguei trabalhando na neuropediatra, com crianças de 0 a 12 anos. Desde 2018, estou na supervisão terapêutica. Estou tendo o prazer de vivenciar os dois lados, da assistência e da supervisão e isso agrega valores profissionais. É com muita alegria que estamos aqui no dia a dia, é com muito prazer que damos todo esse suporte aos nossos pacientes e as famílias”, disse.

Eduardo Ericeira