16 de outubro de 2023

Governo celebra Dia das Crianças na rede estadual de saúde

Para celebrar o Dia das Crianças, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu diversas ações lúdicas e recreativas no Centro TEA, CER Olho D’água, Hospital da Ilha e Hemomar. Na última quarta-feira (11), véspera do Dia das Crianças, Davi Sousa, de 7 anos, aguardava ansioso pelas comemorações. “É um momento muito importante porque todos se divertem, nós voltamos a ser criança junto com eles, ver o sorriso de todos, brincarmos juntos, é tão gratificante”, garantiu a dona de casa, Luzanira Sousa, mãe do Davi.

A programação na última quarta-feira (11), no Centro TEA, no Olho d’Água, em São Luís, teve banho de piscina, banho de mangueira, bolha de sabão, pesca de letrinhas e escorrega na lona com água e sabão. O objetivo é estimular a coordenação motora das crianças, a parte sensorial, identificação de partes do corpo, reconhecimento de cores, seguimento de instrução, aumento do repertório de linguagem e comunicação, comportamento social e interação com pares.

Já na quarta-feira (11), foi o momento das atividades aquáticas e da entrega de presentes às crianças. Os brinquedos foram arrecadados a partir de uma campanha de doação organizada pelos colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“Foi um momento especial porque os pais conseguiram contribuir com as crianças, aprendendo a lidar com elas, aprendendo a partilhar, aprendendo, durante as atividades, a como lidar com os seus filhos. Procuramos alinhar os momentos terapêuticos com a diversão. Foi certamente uma programação especial para todos nós que fizemos parte”, resumiu a diretora Administrativa do CER Olho D’água, Ana Eugênia Araújo Furtado.

A diretora geral do Centro TEA, Yalem Pires, explicou que a atividade faz parte da programação regular anual da casa. “Promovemos durante todo o ano ações como essa. Já temos uma programação traçada para envolver todas as crianças, os responsáveis, cuidadores, profissionais que aqui trabalham. Enfim, são atividades inclusivas e que garantem a interação entre todos”.

“É um trabalho excepcional que as especialistas fazem. Percebi a evolução da Catarina a partir do momento em que teve acesso aos serviços do Centro TEA, CER Olho d’Água. Eu não tenho o que falar do trabalho que os profissionais desempenham, realmente faz toda a diferença”, pontuou a dona de casa Michelle Silva dos Santos, mãe da Catarina dos Santos Silva, de 5 anos.

As atividades também foram elogiadas por Gustavo Carvalho, que percebe a diferença na vida do irmão. “Já percebi uma evolução significativa! Meu irmão melhorou a fala, consegue socializar mais e uma ação como essa só vem pra somar no cotidiano, no desenvolvimento da criança, assim como todas as atividades e atendimento que são disponibilizados têm sido muito importantes para o meu irmão e para todos que passam pelo tratamento”, relatou o estudante, irmão João Neto Carvalho, de três anos.

Hospital da Ilha

Uma tarde de muita alegria e diversão para 20 crianças internadas na enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital da Ilha. Na última terça-feira (10) foi realizada uma festa em homenagem ao Dia das Crianças.

As crianças se divertiram bastante e aproveitaram muito o momento fora do leito e esqueceram por algumas horas que estão internadas. A pequena Heloisa Everton, de seis anos, está internada com pneumonia e era uma das mais animadas da festa. “Estou gostando muito. Já brinquei no pula-pula, pintei meu rosto e quero ganhar uma boneca”, disse, sorridente.

A autônoma Letícia Aranha é mãe da Ana Maria Maia, de seis anos que está internada com pneumonia. Ela agradece a ação. “Eu achei essa inciativa maravilhosa, principalmente porque é a primeira vez que minha filha é internada então ela estava com medo, mas com essa parte lúdica, festiva, para eles que são crianças é importantíssima. Ela ficou muito empolgada e ansiosa, desde a hora do almoço quando soube que ia ter festa e está aproveitando bastante”, afirmou.

A alegria contagiou não apenas as crianças, mas também os pais e todos os colaboradores, que preparam tudo com muito carinho e alguns até se transformaram em personagens infantis para a alegria da criançada.

Vestida a caráter, com blusa e tiara da Minnie, a diretora geral do Hospital da Ilha, Ana Carolina Hortegal, destacou que o espaço lúdico e terapêutico é um dever de um ambiente hospitalar e ajuda numa recuperação mais rápida. 

“Realizar momentos como este, ajudam a desmistificar e criar na memória da criança que um ambiente dentro de um hospital não é um momento de sofrimento, de pontos negativos, e sim de recuperação, de reabilitação, que aqui ela encontra cura, acolhimento e conforto durante o período que passa internada. Esse trabalho humanizado é um projeto do Hospital da Ilha e foi abraçado por todos os profissionais que atuam aqui na unidade”, destacou a diretora.

Além de uma decoração toda especial, a festa teve tudo que a criançada gosta, como pipoca, algodão doce, bolo, doces, piscina de bolinha, pula-pula, escultura com balões, pintura facial e muitas brincadeiras. A ação contou também com apoio de membros de uma igreja evangélica, que fizeram a animação com contação de histórias bíblicas, dança e distribuição de brindes. 

Além disso teve lanche especial para todas as crianças, que também receberam presentes no final da festa. Os pequenos pacientes que não puderam ir para a festa, receberam visitas nos leitos dos bonecos gigantes e também ganharam presentes.

Hemomar

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) também realizou, na última quarta-feira (11), uma ação em comemoração ao Dia das Crianças para os pacientes mirins do ambulatório da unidade. 

O ambulatório é referência em hematologia para todo o estado e conta com uma equipe multiprofissional que presta assistência regular aos pacientes. Grande parte deste público são crianças provenientes do interior do Maranhão. A celebração contou com a distribuição de brindes e lanches para a garotada.

Eduardo Ericeira