28 de março de 2022

Governo capacita profissionais que vão atuar no Hospital da Ilha

Laécio FonteneleFotos: Laécio Fontenele

Profissionais que vão atuar no Hospital da Ilha, que será entregue pelo Governo do Estado nos próximos dias, iniciaram, nesta segunda-feira (28), um treinamento multidisciplinar especializado no setor de urgência e emergência da unidade. Participam da capacitação, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.  

“O objetivo principal é nivelar o conhecimento de todos os profissionais, pra gente oferecer assistência de qualidade para a população. É um hospital que tem um perfil de emergência. São pacientes críticos que precisam de uma intervenção rápida e imediata e uma equipe bem preparada é o principal ponto pra gente conseguir prestar essa assistência de qualidade”, explicou Moisés Serra, gerente de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), responsável por gerenciar a unidade. 

A enfermeira Márcia Costa da Silva que está participando do treinamento, comentou que, apesar de 18 anos de profissão, sempre é possível aprender algo novo. “A gente sempre aprende algo novo todos os dias. É muito importante este treinamento aqui porque você vai começar um trabalho e terão várias demandas e o corpo clínico e de enfermagem tem que estar qualificado em vários focos, porque o hospital terá emergência, UTI, entre outros setores. A enfermagem tendo uma qualificação vai implicar diretamente na qualidade da assistência do paciente”, disse a profissional.

Enfermeira participa do treinamento

O treinamento terá duração de uma semana e está sendo conduzido pela enfermeira Vanessa Araújo. Os participantes terão acesso a vários tipos de conteúdo sobre práticas e recomendações importantes para um hospital de urgência e emergência.  

“Estamos com a equipe da porta do hospital. Nesta 1ª fase, teremos urgência e emergência, UTI e unidades de internação. Então, estamos em treinamento da equipe que vai receber os pacientes. Desde a parte do acolhimento, passando por protocolos e principais acometimentos de uma emergência como por exemplo, paradas cardiorrespiratórias, politraumas e intoxicações”, explicou.  

O treinamento terá duração de uma semana

Quando concluído, o Hospital da Ilha vai desafogar o atendimento nas demais unidades hospitalares da rede pública. “O Hospital da Ilha é uma grande conquista e um presente do Governo do Estado à capital. Com uma estrutura gigante, nosso objetivo é a qualidade no atendimento. Serão mais de mil profissionais trabalhando juntos pela saúde dos maranhenses”, frisou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.  

Localizado no bairro do Turu, o Hospital da Ilha vai contar com centro cirúrgico com nove salas e 11 leitos de RPA, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, oito elevadores, além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto. Serão 72 leitos de UTI e a unidade atenderá em especialidades como emergência, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, bucomaxilofacial, cirurgia cabeça e pescoço e cirurgia pediátrica.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]

Lacen comemora 103 anos de fundação com ação para colaboradores

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) completou na última sexta-feira, 20, 103 anos de fundação e para [...]