20 de julho de 2023

Governo capacita profissionais dos Hospitais Regionais de Timon e Coroatá sobre práticas de atenção ao recém-nascido

Fonte: SES

Fotos: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue fortalecendo as práticas de atenção ao recém-nascido e o cuidado neonatal no Maranhão. Com o objetivo de qualificar os profissionais e o atendimento ao recém-nascido, a Rede de Assistência Materna e Infantil da SES iniciou, nesta semana, a capacitação dos profissionais do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, e do Hospital Macrorregional Dr. Alexandre Mamede, em Coroatá, que são gerenciados pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

Nesta quarta (19) e quinta-feira (20), médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, participam da oficina.  Na sexta-feira (21) e sábado (22), será a vez dos profissionais do Hospital Macrorregional Dr. Alexandre Mamede, em Coroatá.  O objetivo é apoiar, monitorar e fortalecer as ações da linha de cuidados dos mil dias para o enfrentamento da mortalidade infantil. 

“A linha de cuidados dos mil dias compreende o período que somam os 270 dias da gestação com os 730 dias subsequentes, ou seja, da gestação aos dois anos de vida da criança. Esse acompanhamento visa o desenvolvimento neurológico, cognitivo, nutricional e atenção que o bebê necessita”, explicou a coordenadora da Rede de Assistência Materna e Infantil da SES, Tércia Carvalho. 

A capacitação é ministrada pelo pediatra e neonatologista Renato Lima, que também é consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Unidades com assistência materna e infantil, como nos municípios de Santa Inês e Carutapera, já receberam a capacitação.  

A oficina tem como foco as salas de parto das unidades, desde as primeiras horas de vida do recém-nascido. Entre os resultados esperados, estão o bom trabalho em situações de reanimação neonatal e a organização da sala de parto, impactando na redução da mortalidade infantil e nos indicadores de Anóxia neonatal, que é a perda de oxigênio nas células do recém-nascido. 

Programação
Em ambas as unidades hospitalares, a programação contará com atividades que vão desde reuniões, palestras, aulas prática. Entre os conteúdos que os participantes irão ter acesso, o uso dos novos equipamentos da Sala de Parto; Intervenção Neonatal em sala de parto; Simulações realísticas com ênfase na estratégia Preservação do Minuto de Ouro, além do treinamento do uso de Ventilador Mecânico Manual em T para a prática de ventilação por pressão positiva sob máscara e sob cânula oro traqueal, pressão positiva contínua das vias aéreas sob máscara (CPAP); Protocolos assistenciais, entre outros.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira