30 de outubro de 2023

Governo capacita profissionais do Hospital Regional de Presidente Dutra para implementação de processos assistenciais

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) capacitou os profissionais do Hospital Regional de Presidente Dutra para implantação de novos protocolos e processos assistenciais, entre os dias 16 e 27 de outubro. A unidade é referência em atendimentos de urgência e emergência no centro-leste maranhense. 

A ação tem como objetivo padronizar os processos assistenciais adotados na unidade, incluindo estabelecimento de fluxos, normas e rotinas, POPs e protocolos de ação. O público-alvo são profissionais das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, serviço social, psicologia, fonoaudiologia e nutrição.

A ação faz parte do cronograma de capacitações nas unidades gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) no sentido de garantir um padrão de atendimento e qualidade na assistência específica ao paciente. 

“Nosso foco é que os profissionais capacitados possam fornecer o melhor atendimento possível, com uma percepção de acolhida do paciente e de suas famílias, da internação até a alta orientada”, explicou a especialista em qualidade assistencial da Emserh, Thamyris Dayana Lopes Costa. 

A enfermeira do setor de Qualidade na Emserh, Dominique Oliveira, detalha que as atividades são divididas em três eixos: treinamentos teóricos, atividades práticas nos setores e palestras em parcerias com a regional de saúde. 

“Pensamos nesta programação de forma a atender completamente as demandas da unidade e dos seus profissionais, o que impacta diretamente em uma maior agilidade e eficiência no atendimento ao paciente”, frisou.   

A diretora clínica do Hospital regional de Presidente Dutra, Camila Hortegal, avalia positivamente a ação, destacando a importância da manutenção permanente das capacitações. “Agradecemos muito a proximidade da Emserh, que possibilita aos profissionais da unidade constante capacitação em diversos setores. Isso, certamente, impulsiona para que os colaboradores possam prestar cada vez mais o atendimento público de qualidade”, comentou.

Daucyana Castro