27 de março de 2024

Governo beneficiou população de vários municípios com ações do Programa Cuidar de Todos Cirurgia e Oftalmo, no último fim de semana

Investimentos do Governo do Estado em cirurgias oftalmológicas, ginecológica, urológica, entre outras, e ainda consultas oftalmológicas têm ampliado o atendimento e assistência em saúde no Maranhão. O trabalho foi realizado, no último fim de semana, pelo Programa Cuidar de Todos Cirurgia, nas cidades de Santa Luzia do Tide, Timon, São Luís e Imperatriz, e contabilizou 875 cirurgias. Já o Cuidar de Todos Oftalmo, em Imperatriz, foram efetivados 1.013 acolhimentos. 

“Dar às pessoas o direito de ter uma saúde de qualidade. Estamos falando do Programa Cuidar de Todos que atende o povo maranhense. Mas eu gostaria de dizer que o governo Carlos Brandão tem investido na saúde, para que a gente possa empregar mais recursos para cuidar das pessoas. Realizamos quase 900 cirurgias oftalmológicas de pterígio e catarata em São Luís, Timon e Santa Luzia do Tide. Ações como essas reforçam as estratégias de acesso aos procedimentos eletivos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.  

Na capital maranhense, a ação aconteceu no Hospital Aquiles Lisboa, na área Itaqui-Bacanga. Na unidade de saúde administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), a ação voltada para cirurgia oftalmológica foi realizada no sábado (23) e domingo (24) e resultou em 236 procedimentos, sendo 123 de catarata e 113 de pterígio.

“Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade, por esta porta aberta por ele. Isso foi uma benção, muitas pessoas estão precisando por não ter condição de fazer a cirurgia, mas conseguimos. Fiz a minha cirurgia e assim como as outras pessoas que tiveram essa oportunidade, estou feliz, satisfeita. Deus abençoe esse trabalho e essas ações que vem acontecendo por parte do Governo do Estado”, enalteceu Tereza Araújo, uma das pessoas operadas no Hospital Aquiles Lisboa, em São Luís.  

Em Santa Luzia do Tide, a população do município participou de triagem e, posteriormente, a realização de cirurgias na visão. Foram realizados 205 procedimentos no município, sendo 150 de catarata e 55 de pterígio. 

“Isso é uma ação extraordinária, a pessoa poder operar, se reabilitar e poder enxergar novamente. É muito gratificante poder contar com essa oportunidade”, pontuou o senhor Raimundo Antônio Cantanhede. 

No Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, entre 22 e 24 de março, ao todo, a ação permitiu a realização de 405 cirurgias oftalmológicas, sendo 183 de catarata e 138 de pterígio, atendendo não só a população local, mas, também, de toda a região com as cirurgias eletivas.

“Todas essas ações que estamos desenvolvendo integram o Programa Cuidar de Todos Cirurgias. Assim, seguimos avançando e levando da forma mais ágil atendimento para a população maranhense”, ressaltou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe. 

Em Imperatriz, no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, no sábado (23) e no domingo (24), houve cirurgias gerais eletivas geral, ginecológica, urológica, hérnia, vesícula, entre outras. Foram realizados 29 procedimentos. 

Ainda em Imperatriz, centenas de pacientes foram beneficiados com uma outra ação em saúde, com a oferta de consultas e escolha de óculos de grau. Nos dois dias foram contabilizadas 704 consultas e 309 prescrições de óculos, totalizando 1.013 atendimentos na ação do Cuidar de Todos Oftalmo. 

Por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o deputado federal Josivaldo JP e os deputados estaduais Carlos Lula e Juscelino Marreca destinaram recurso de emendas parlamentares para a realização de consultas e cirurgias oftalmológica.

Daucyana Castro