8 de abril de 2024

Governo beneficia população com cirurgias especializadas no Hospital Aquiles Lisboa

FONTE: SES/MA

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, neste sábado (6), triagem e atualização de exames de pacientes para realização de cirurgias gerais e ginecológicas, no Hospital Aquiles Lisboa (HAL), em São Luís. 

“Após a triagem, os pacientes são direcionados para um dos três consultórios destacados para a ação a fim de serem submetidos a avaliação médica clínica, bem como dos exames prescritos. Para aqueles que precisaram fazer algum exame complementar, o hospital disponibilizou o ambulatório que funcionou em caráter especial neste sábado, tudo para dar mais celeridade e conforto aos beneficiados”, disse a coordenadora aqui do Ambulatório de Enfermagem do HAL, Cinthya Agostino.

Cerca de 90 pacientes foram avaliados durante a ação. Ao chegar no local, cada paciente apresentou documento com foto, cartão do SUS e encaminhamento para o procedimento previsto. 

A Avelina Almeida, de 59 anos, passou por avaliação médica para realização do procedimento de Períneo, para correção da posição da bexiga. “Eu espero que mude a vida de muita gente, não só a minha. Quero que todos os que estão aqui saiam vitoriosos”, disse. 

Natural do município de Humberto de Campos, José de Ribamar Souza Filho, de 55 anos, foi avaliado para o procedimento de hérnia umbilical e comentou a expectativa pela cirurgia. “Eu trabalho na limpeza pública do meu município, então quando eu fizer esse procedimento com certeza vai melhorar, tanto a minha vida como o dia a dia no dos meus afazeres”.

Após avaliação médica, a próxima etapa dos pacientes avaliados será a cirurgia, prevista para acontecer ainda nos meses de abril e maio, no Hospital Aquiles Lisboa, da rede da SES, em São Luís.

Daucyana Castro