28 de julho de 2017

Governo beneficia população com cirurgias especializadas em Timbiras

Foto: Divulgação

Com a oferta de cirurgias especializadas, o Governo do Estado beneficiou moradores de Timbiras e municípios próximos. A ação faz parte dos mutirões de cirurgias eletivas que estão sendo realizadas por todo o Maranhão, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com recursos do Ministério da Saúde, para reduzir a demanda por procedimentos especializados. Em Timbiras, as cirurgias aconteceram no último final de semana. Em dois dias de trabalho, 25 procedimentos foram executados.

A ação favoreceu maranhenses como a doméstica Zenilza Gonçala do Nascimento, de 43 anos. A moradora do município de Governador Luiz Rocha realizou, durante o mutirão, uma histerectomia, procedimento ginecológico realizado para a retirada do útero. “Eu estava sentindo muitas dores por conta de um mioma. Eu achei o atendimento muito bom. Aqui no município não tinha como fazer essa operação. Nunca tinha ido a um hospital pra ser bem atendida como fui lá. Estão de parabéns, pois até a minha acompanhante foi bem atendida”, disse.

Os mutirões foram planejados pela SES, em parceria com Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão (CIB/MA), colegiado de articulação entre gestores estaduais e municipais para execução de políticas de saúde. O assessor técnico da SES, Mariano de Castro Silva, explicou o objetivo da ação. “Já realizamos nas unidades do estado cirurgias eletivas, mas a demanda cresce a cada dia. Portanto, atividades como essa dos mutirões são fundamentais para reduzir essa fila”, destacou.

Além de histerectomia, o mutirão de cirurgias incluiu procedimentos como cirurgia para a esterilização voluntária definitiva; colescistectomia, que consiste na retirada cirúrgica da vesícula biliar; e hernioplastia, para corrigir hérnia umbilical e inguinal. Também foram atendidos durante a ação moradores dos municípios de Codó, Bacabal, Caxias, Vargem Grande e São Mateus, e povoados vizinhos.

Esse já é o segundo mutirão realizado em 2017 no Hospital Regional de Timbiras. O diretor administrativo da unidade de saúde, Sansão Pinheiro, ressaltou a importância dessa atividade para a região. “A proposta é reduzir a lista de espera por essas cirurgias e ampliar o número de cirurgias realizadas no hospital, absorvendo a demanda de toda a região. Somos referência em atendimento clínico e desejamos beneficiar ainda mais a população com a oferta desses procedimentos especializados”, afirmou.

Hospital Regional de Timbiras
O Hospital Regional de Timbiras é uma unidade de saúde de urgência e emergência. A unidade conta como uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com seis leitos e oferece exames laboratoriais, Raio-X e Ultrassonografia, realiza cirurgias gerais e atendimentos clínicos, além de disponibilizar especialidades médicas como pediatria e obstetrícia. O Hospital serve à população de toda a regional de saúde de Codó, que inclui os municípios de Timbiras, Coroatá, Peritoró, São Mateus e Alto Alegre do Maranhão.