Governo amplia assistência em saúde na Região de Rosário com UTI de 12 leitos no Hospital Regional de Barreirinhas

Ampliação de leitos reforça assistência na Regional de Saúde de Rosário. (Foto: Marcio Sampaio)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou a ampliação do Hospital Regional de Barreirinhas, reforçando a assistência em saúde em toda a Regional de Saúde de Rosário, que contempla 12 municípios. A unidade ganhará em breve uma UTI Adulta, com 10 leitos e dois leitos de isolamento. A ordem de serviço da obra foi assinada nesta quinta-feira (15), em solenidade na Câmara de Vereadores da cidade, porta de entrada dos Lençóis maranhenses. A obra está orçada em R$ 1.654.984,58.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a UTI tem impacto direto na saúde de toda região, mas não só isso, vai refletir também em outros aspectos da cidade. “Com a ampliação, vamos ter a capacidade de resolver praticamente todos os problemas de saúde da população. Isso tudo é fruto da dedicação do governador Flávio Dino. Quando implementamos a UTI, não trazemos só a saúde. Estamos pensando numa série de serviços que vêm agregados, como o desenvolvimento do turismo, que se fortalece. Os turistas têm mais tranquilidade de vir porque sabem que terão um local onde serão atendidas, caso necessário. ”, disse.

Além dos 12 leitos, consta na ampliação área de serviços, com posto de serviços, sala de repouso, vestiários, copa, administração, rouparia, Depósito de Materiais de Limpeza (DML), salas de utilidades, de espera e da família. A área construída da nova ala é de 440,52m².

O Hospital Regional de Barreirinhas possui, atualmente, 52 leitos de internação e centro cirúrgico com duas salas. A unidade é uma referência regional e constitui-se como atendimento de porta de entrada aos pacientes atendidos nas Unidades de Saúde da Regional de Rosário, com atendimentos nas áreas clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia e cirurgia ortopédica. Possui centro cirúrgico com duas salas, proporcionando também exames de ultrassonografia, exames de radiologia, tomografia computadorizada, eletrocardiografia e serviço de laboratório clínico.

Em 2017, o hospital realizou 727.939 atendimentos e procedimentos. Destes, 4.098 foram de internações hospitalares; 156.948 de urgência; 81.706 de consultas médicas, entre outros, com destaque para os atendimentos na Unidade de Cuidados Intermediários (1.412).

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)