Governo abre inscrições para novos programas de residência multiprofissional em oncologia e neonatologia

O Governo do Estado abriu as inscrições para o processo seletivo público de dois novos programas de Residência Multiprofissional nas áreas de oncologia e neonatologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de janeiro, no endereço eletrônico www.uema.br/residenciamultiprofissional.

Os aprovados vão atuar em hospitais ligados à rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em São Luís. O programa de Atenção em Oncologia será realizado no Hospital de Câncer do Maranhão; e o de Atenção em Neonatologia, no Hospital Infantil Juvêncio Mattos. A turma de residência terá início em março, com duração de dois anos, em regime de dedicação exclusiva.

No total, são 16 vagas – 10 para Atenção em Oncologia e seis para Atenção em Neonatologia. Podem se inscrever profissionais de enfermagem, psicologia, farmácia, serviço social, nutrição e fisioterapia. O processo seletivo, executado pelo setor de concursos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), está marcado para o dia 4 de fevereiro. Os programas foram credenciados e autorizados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde do Ministério da Educação (MEC).

Para o diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e especialista em cirurgia oncológica, Rodrigo Lopes da Silva, os novos programas de Residência Médica e Multiprofissional ajudam a reduzir o déficit existente por profissionais nessa área no Maranhão.

Para o presidente da Comissão de Residência Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde, Leandro Marques da Silva, os dois programas vão beneficiar toda a população usuária dos serviços nessas unidades.

“Os programas têm um grande impacto para o Maranhão. O residente terá oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em uma especialidade, acompanhado por preceptores de relevância, se tornando mais qualificado para o mercado. A rede ganha também, pois posteriormente terá profissionais de excelência em área prioritárias. Na ponta, quem ganha é o próprio usuário”, destaca.

Vagas por programa

Atenção em Oncologia

Enfermagem – 2 vagas
Psicologia – 2 vagas
Farmácia – 2 vagas
Serviço Social – 2 vagas
Nutrição – 2 vagas

Atenção em Neonatologia

Enfermagem – 2 vagas
Fisioterapia – 2 vagas
Psicologia – 2 vagas