1 de novembro de 2023

Fisioterapeutas participam de Curso de Mobilização Precoce no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão em Caxias

Em Caxias, fisioterapeutas do Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão participaram, nesta terça-feira (31), de um curso sobre Mobilização Precoce. Na oportunidade, foram abordados novos protocolos que estão sendo implantados na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

O curso sobre Mobilização Precoce foi ministrado pela fisioterapeuta e especialista em UTI, Raira Rodrigues. “Conseguimos abordar a fisioterapia como um todo, todos os campos, fisioterapia clínica, neuro, traumato, respiratória e com isso nós conseguimos boas respostas e verificamos que estamos aptos a trabalhar em qualquer situação, o alinhamento de conhecimento, ficamos felizes com a resposta. Foi um momento de suma importância, percebemos a interação entre todos, percebemos que estamos alinhados em relação aos serviços da fisioterapia e que nós estamos com os conhecimentos em dia”, pontuou. 

O evento também foi alusivo ao Dia do Fisioterapeuta, comemorado no dia 13 de outubro. “Para celebrar a data trouxemos esse curso onde abordamos a importância da mobilização precoce no ambiente hospitalar, da UTI a alta do paciente, mostrando o que o fisioterapeuta faz dentro do hospital, a função do fisioterapeuta, que é a mobilidade, funcionalidade do paciente”, explicou o supervisor de fisioterapia da unidade de saúde, Walbert Araújo. 

A adesão foi de 80% dos fisioterapeutas do hospital. “Foi de grande valia para enriquecimento de conhecimento tendo em vista a importância do fisioterapeuta no ambiente hospitalar, tanto na enfermaria quanto na UTI. E o quanto esse profissional é capaz de promover a funcionalidade e integralidade do paciente, e assim, devolver o paciente ao seio familiar, nas mais possíveis qualidades funcionais”, reforçou o fisioterapeuta da UTI, Matheus Eduardo Santos Silva. 

O curso teve a aprovação dos colaboradores. “Programação especial para mostrar que os colaboradores são especiais”, ressaltou a coordenadora multidisciplinar da unidade, Karen Andressa Cavalcante. 

O Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Eduardo Ericeira