2 de outubro de 2023

Equipe do Hospital da Ilha apresenta trabalho no Congresso Brasileiro de Queimaduras

Por Samir Aranha

Na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o setor de queimados do Hospital da Ilha, por meio de sua equipe multidisciplinar, participou do XIII Congresso Brasileiro de Queimaduras (CBQ), um dos mais importantes eventos científicos nacionais relacionados à temática de saúde. Realizado em Salvador, iniciado na última quarta-feira (27), reúne profissionais e especialistas em torno do tema ‘Interdisciplinaridade e Inovação’. 

O Congresso propõe, por meio de palestras plenárias, simpósios, workshops, temas livres e apresentações de pôsteres a reflexão sobre novas abordagens terapêuticas, estudos de caso e experiências exitosas no tratamento de vítimas de queimaduras graves. A programação será finalizada nesta sexta-feira (29).  

O Hospital da Ilha teve sete membros de sua equipe no evento, participando da apresentação de dois trabalhos: ‘Implantação da primeira unidade de queimados em um hospital de referência no Maranhão’ e ‘Implantação de Terapia Hiperbárica em unidade de queimados em um hospital de referência no Maranhão’. Os dois trabalhos discorrem sobre relatos de desafios e experiências exitosas alcançadas pela equipe do hospital nos primeiros meses de atendimento da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) da instituição. 

Segundo a diretora do Hospital da Ilha, Ana Caroline Hortegal, a participação no CBQ é um momento oportuno para agregar conhecimentos, investir em qualificação profissional para atendermos da melhor forma os pacientes que necessitam dessa assistência específica. “Ainda aproveitamos para compartilhar com outros estados do país nossas experiências com as vítimas de queimaduras, divulgando nossos indicadores, mostrando que a saúde pública do Maranhão está no caminho certo”, comentou. 

O diretor clínico do Hospital da Ilha, Dimintrius Garbis destacou a importância da atualização científica da equipe por meio da troca de experiências com profissionais de diversas partes do mundo. “É imensurável a oportunidade de poder conhecer as mais modernas experiências em terapêutica de queimados, ouvindo profissionais de países com medicina de ponta como os Estados Unidos, e também de países como Peru e Colômbia, com perfis epidemiológicos semelhantes ao nosso. Isso só vem a acrescentar ao trabalho desenvolvido”.

Dimintrius Garbis acrescentou, ainda: “Hoje pudemos estar na mesma mesa dos relatos do Hospital de Queimados de Goiânia, que é a unidade que nos inspirou no desenvolvimento da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Ilha. Isso é muito gratificante!”. 

Unidade de Tratamento de Queimados
Inaugurada em maio deste ano, a UTQ dispõe de 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 adultos, dentre eles dois de estabilização. O serviço é responsável por fazer o atendimento com apoio dos leitos de UTI Adulto e Pediátrico do hospital. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de serviços Hospitalares (Emserh). 

A unidade conta com uma sala de cinesioterapia, útil no processo de recuperação motora com oferta de exercícios terapêuticos, e sala de balneoterapia, espaço adaptado para realizar banhos e trocas de curativos de forma segura e confortável para os pacientes. 

Além disso, a UTQ dispõe de uma câmara hiperbárica exclusiva, semelhante a uma cama vedada com oxigênio puro, onde sua função é aumentar a pressão atmosférica com a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, acelerando a cicatrização e evitando infecções e atrofias musculares. 

A unidade funciona como retaguarda para pacientes oriundos dos serviços de urgência e emergência de todo o Maranhão, através da Central de Regulação de Leitos, conforme o protocolo de acesso estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Eduardo Ericeira