24 de maio de 2022

Equipe da rede estadual de saúde emociona paciente com ida à praia para rever o mar

Fotos: Laécio Fontenele

“Só de estar aqui com vocês, com toda a equipe que me auxilia, que cuida da minha saúde, recebendo essa força, essa coragem, está sendo emocionante. Vocês não têm ideia, está sendo muito gostoso estar aqui. Gratidão a Deus e a todos vocês”. O agradecimento emocionado foi da dona Rita de Cássia Reis Martins, de 58 anos, à equipe que a acompanhou na manhã desta terça-feira (24) em um passeio na praia do Olho d’Água.

A técnica em enfermagem, por ser natural do município de Guimarães, já havia frequentado a praia. Ver o mar novamente foi motivo de muita emoção. O próprio filho, que a acompanhou junto com a equipe do hospital, deu à Dona Rita de Cássia o adjetivo de ‘praiana’.

“Nós somos de Guimarães e já frequentávamos a praia, toda a família, desde muito cedo. Fico feliz de estar realizando o desejo da minha mãe, que está há muito tempo no hospital em tratamento. Ela já estava com desejo de sair, dar uma volta, surgiu a oportunidade e, de fato, é um motivo de muita felicidade”, pontuou Arinilson Reis Martins, filho da paciente.

A dona Rita de Cássia faz tratamento há um mês e quinze dias no Hospital Geral Vila Luizão. Ela trata de um câncer hepático na unidade, que faz parte da rede estadual de saúde e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“Uma internação prolongada acaba levando o paciente a ter um sentimento de tristeza. Mesmo no hospital, adotamos medidas que possam confortar todos os pacientes, ações para melhorar o humor. E a dona Rita de Cássia me relatou que, por ser de Guimarães e já conhecer a praia, tinha muita vontade de voltar a ter esse contato com o mar. Então, tivemos essa ideia de trazê-la à praia para melhorar o humor e visivelmente ela está melhor, bem-humorada e feliz”, ressaltou o diretor clínico do Hospital Geral Vila Luizão, Márcio Serra.

Na praia, o clima foi de total descontração. Dona Rita de Cássia foi levada, em uma cadeira apropriada, pela faixa de areia até pertinho do mar e caminhou com a ajuda dos profissionais sentindo a água em seus pés. Foi um momento de muita alegria da paciente que foi compartilhado com toda equipe médica.

“Essa interação nos deixa muito felizes. Poder olhar a paciente alegre, sorrindo, é motivo de muita felicidade para todos nós. Poder trazer a paciente em um ambiente que a deixa feliz, que traz boas recordações e tirar a paciente, mesmo que seja por poucas horas, do ambiente hospitalar é de extrema importância. É uma paciente que consegue andar, tem mobilidade para isso. Esse contato dela com o mar melhorou tanto o bem-estar físico quanto emocional dela”, reforçou Alexandra Mesquita, coordenadora multiprofissional do Hospital Geral Vila Luizão.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Com redução da idade, cresce procura pela quarta dose da vacina contra a Covid-19

Fotos: Adeta Holanda No Maranhão, a quarta dose da vacina contra a Covid-19 já está sendo oferecida para quem tem [...]

Governo realiza ações do Programa Mais Cirurgias no município de São Domingos do Maranhão

Por Daucyana Castro O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (22), mais uma edição do Programa Mais Cirurgias, desta vez [...]

Centro de Testagem para Covid-19 amplia atendimento para pessoas com sintomas há mais de três dias

Por Daucyana Castro O Centro de Testagem para Covid-19, do Governo do Estado, segue funcionando no Hospital Genésio Rego, na [...]