21 de setembro de 2021

Equipe da EMSERH visita setor de queimados do HUT em Teresina

Fotos: Divulgação

Por Daucyana Castro

Uma equipe de colaboradores do setor de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), composta pelos profissionais Makerlya Avelar (farmacêutica), Virgínia Guará (fisioterapeuta), Rafaela Albuquerque (enfermeira) e Tamires Barradas (enfermeira),  juntamente com o médico urologista Candilberto Filho, da Superintendência de Assistência a Rede de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, estiveram esta semana em Teresina no Piauí, para fazer uma visita ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O objetivo era conhecer os serviços em saúde no que se refere à rede de urgência e emergência. Isso porque o Governo do Estado está construindo no bairro do Turu o Hospital da Ilha, que será referência no atendimento de urgência e emergência da Região Metropolitana de São Luís e adjacências.

 “A EMSERH vai enfrentar um desafio gigante que é gerenciar o Hospital da Ilha. Então é importante conhecer outras unidades que também tem esses serviços. Conseguimos identificar os pontos fortes, os erros cometidos no passado, para evitar que a gente também cometa erros, as melhorias no serviço. Trocamos experiências e isso faz com que a gente entenda o desafio que vem pela frente, tanto do ponto de vista da EMSERH como da SES e conseguir concretizar de fato esse desafio, para entregar a sociedade um serviço com a máxima qualidade possível”, pontuou Candilberto Filho.

A comitiva também aproveitou a oportunidade para conhecer na prática o funcionamento da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Teresina. O Hospital da Ilha em São Luís terá também vai oferecer atendimento para pacientes com queimaduras.

Especialistas da Qualidade da Emserh estiveram em Teresina

“Assim podemos identificar as etapas do tratamento ao paciente da área de queimados, materiais e medicamentos utilizados, as boas práticas já implantadas no serviço e trocar experiência principalmente com os profissionais do Hospital de Urgência de Teresina que nos abriram a porta tão gentilmente. Certamente vamos usar as informações nas decisões e montagem dos processos de trabalho do Hospital da Ilha”, frisou a gerente de Gestão da Qualidade da EMSERH, Camilla Torres.

A especialista da qualidade da EMSERH, Tamires Barradas, que participou da visita explica que o momento permitiu riqueza de conhecimento para poder planejar a montagem e a estruturação do serviço que vai acontecer na unidade de queimados do Hospital da Ilha em São Luís.

“Foi muito importante porque nos proporcionou conhecer uma unidade que já funciona e é atuante. Permitiu que observássemos como é a estrutura, a escala de trabalho, quais são os profissionais que atuam, os procedimentos operacionais padrão (pop) , manuais, protocolos que eles utilizam e a forma como atendem os pacientes. Recebemos também várias dicas sobre a gestão desse setor. Fomos muito bem recebidos pela gestão do hospital que teve toda a disponibilidade de fazer a visita conosco e nos pelos e repassar todas essas informações” pontuou a especialista.

A visita foi acompanhada pelo diretor geral do HUT, Fábio Marcos de Sousa; pelo diretor clínico do hospital, Hormone Rodrigues e pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque.

.

Daucyana Castro