8 de abril de 2024

Encontro debate procedimentos de segurança e saúde no trabalho em hospitais da rede estadual de saúde

Técnicos e engenheiros de segurança da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADVH) participaram, na quarta-feira (3) e quinta-feira (4), de um encontro para tratar sobre procedimentos de segurança e saúde no trabalho. Os profissionais envolvidos atuam nas unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde, em São Luís e no interior do Maranhão.

“Aqui focamos em saúde e segurança, com alinhamento de fluxos, prevenção de acidentes, além de debatermos questões de saúde ocupacional e impacto ambiental. Tudo com objetivo de melhorar o cuidado e prevenção com os nossos colaboradores, pacientes e toda a rede”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas da Emserh, Jorge Araújo. 

O evento, realizado em São Luís, reuniu cerca de 73 profissionais que atuam nos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs), da Emserh e do IADVH do Maranhão. 

O Gerente de Segurança do Trabalho da Emserh, Thiago Gléria, ressalta que este é um momento para se debater as regras, alinhar e estabelecer uma padronização. “Precisamos unificar os processos, levando conhecimentos e tirando dúvidas nas práticas adotadas nas unidades de saúde. O workshop contribui neste sentido”, enfatizou. 

O diretor de Projetos da IADVH, Ivanlins Macedo, reconhece a importância dessa parceria. “A partir daqui vamos alinhar o trabalho para atuarmos com os mesmos procedimentos, as mesmas políticas. Então, o encontro estabelece esse relacionamento mais de perto, de forma que vai alcançar a ponta, levar tudo aquilo que for debatido e alinhado para dentro das unidades de saúde”, pontuou.

Fotos: Francildo Falcão

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira