14 de dezembro de 2023

EMSERH registra em suas unidades quase 50 mil sessões de hemodiálise em 2023

Ao todo o Centro de Hemodiálise de São Luís, unidade administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou 31.396 sessões de hemodiálise até novembro de 2023. A unidade de saúde conta atualmente com uma estrutura de 40 poltronas e 240 pacientes assistidos. Somente ao longo deste ano, foram 84 admissões de pacientes.

“Agradecemos o empenho de cada colaborador das nossas unidades que realizam hemodiálise, pois é um trabalho bem desafiador, mas que ajuda a salvar milhares de vidas. Tenho certeza que todos os nossos pacientes são muito bem acolhidos e bem tratados”, destacou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Para a diretora geral do Centro de Hemodiálise de São Luís, os resultados do número de sessões de hemodiálise representam a confiança que a comunidade deposita nos serviços como referência no tratamento renal. “Essa marca expressiva não apenas evidencia a demanda crescente por nossos serviços, mas também reflete o comprometimento da equipe em garantir tratamento de qualidade a todos os pacientes. Uma conquista significativa que merece destaque é a implantação de 44 novas máquinas para hemodiálise. Essa iniciativa não apenas ampliou nossa capacidade de atendimento, mas também representa um investimento no conforto e bem-estar dos pacientes renais em tratamento. A introdução dessas novas máquinas é um passo crucial para a melhoria contínua dos nossos serviços e garantia da melhor assistência possível”, ressaltou a Diretora-Geral do Centro de Hemodiálise de São Luís, Ana Patrícia Ferreira Guimarães.

O Adriano Gonçalves Pinheiro é morador do bairro Sá Viana, o aposentado se sentiu mal em casa há três anos, procurou assistência médica e foi diagnosticado com covid na época. Adriano passou pelos Hospitais Genésio Rêgo e Cuidados Intensivos, ainda no HCI, iniciou as sessões de hemodiálise que seguem até hoje no Centro de Hemodiálise de São Luís.

“O que me ajuda é o apoio que recebo aqui, dos vigilantes, maqueiros, técnicos de enfermagem, diretores, enfim de toda a equipe, não tenho o que reclamar. Todos nos recebem com sorriso no rosto e isso nos ajuda a termos um dia mais alegre, às vezes chegamos aqui, vindos de casa triste e o diálogo que temos com os profissionais de saúde, com os pacientes, tudo é um ânimo para seguirmos em frente, a cada dia”, frisou.

Também em 2021, está a Neudilene Sá Furtado, a moradora do Residencial Aririzal começou a hemodiálise por conta de complicações na saúde ocasionadas pela diabetes.

“Este ano já tive duas tromboses nas pernas, sou neuropata, mas estou respondendo bem ao tratamento que recebo aqui, é Deus no céu e aqui nesta unidade essa equipe de saúde m tratando com o máximo de cuidado para minha situação clínica está controlada, graças a Deus. Sem o atendimento que tenho no Centro de Hemodiálise eu não estaria mais aqui, não é só as sessões de hemodiálise, aqui tenho o acompanhamento total, orientações de como me alimentar melhor, as medicações que eu tenho que tomar. O tratamento que tenho aqui é fundamental para eu está viva e bem de saúde”, pontuou a agente de saúde.

A unidade de saúde administrada pela EMSERH atende pacientes da ilha de São Luís e do interior do estado. É o caso do estudante Adriano Rodrigues, de 16 anos de idade.  “Estou aqui há um ano e gosto de todos, viajo três vezes por semana para as sessões de hemodiálise. O bom tratamento que recebo aqui ameniza a dor e a espera pelo transplante de rim”, relatou o morador de Arari.

“Quero expressar minha gratidão a todos os profissionais envolvidos no Centro de Hemodiálise São Luís. Seu comprometimento, dedicação e trabalho árduo contribuíram significativamente para o sucesso alcançado ao longo deste ano. Compartilho com toda a equipe do Centro de Hemodiálise de São Luís uma retrospectiva do último ano, que reflete o compromisso e dedicação de todos os envolvidos na prestação de cuidados essenciais aos pacientes renais em tratamento. Estamos ansiosos para continuar avançando juntos em nossa missão de proporcionar tratamento de qualidade e cuidado compassivo aos pacientes renais. Que o próximo ano traga ainda mais realizações e sucesso para todos nós. Agradeço pela colaboração e empenho de cada membro da equipe”, reforçou a Diretora Administrativa do Centro de Hemodiálise de São Luís, Silvana Baluz.

MARANHÃO

Outros dois Centros de Hemodiálise que atendem pacientes no estado estão instalados nos Hospitais Regionais de Chapadinha e Carutapera, ambos administrados pela EMSERH.

– Hospital Regional de Chapadinha: 22 cadeiras, 132 pacientes assistidos. 16.042 sessões realizadas até novembro de 2023.

– Hospital Regional de Carutapera: 4 poltronas e 12 pacientes assistidos. 1.402 sessões realizadas até novembro de 2023.

Ao todo, em unidades gerenciadas pela EMSERH foram realizadas até novembro de 2023, 48.445 sessões de hemodiálise. A estrutura nas unidades de saúde com o serviço de hemodiálise são 66 poltronas e 384 pacientes assistidos no estado do Maranhão.