23 de julho de 2021

EMSERH realiza 1º Encontro de RH de unidades de saúde

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou nesta sexta-feira (23), no auditório do Laboratório do Laboratório de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA), o 1º Encontro de RH’s da empresa. O objetivo era compartilhar experiências e conhecimento, discutir os desafios da área, aperfeiçoar habilidades e padronizar processos, fortalecendo as práticas do setor para garantir o bom funcionamento das unidades.

O presidente da EMSERH, Marcos Grande, em seu discurso, abordou três pontos fundamentais: rede pública de saúde, modelo de gestão de unidades públicas de saúde e resultados em assistência. Reforçou ainda a importância desse período de formação.

“Como gestores públicos de saúde temos que ter a sensibilidade de ver cada unidade como única. Por isso vocês estão aqui. Vamos investir nos nossos encontros em formação e educação. Com os RH’s preparados, familiarizados com os processos, entendendo a nossa política pública de saúde e o papel que cada um pode desenvolver, conseguiremos entregar o compromisso assumido pelo Governo do Estado, que é entregar saúde pública de qualidade. Precisamos entregar todos os dias o que a sociedade espera de nós. Esse é o nosso foco principal”, disse Marcos Grande.

Compuseram a mesa de abertura do evento, o presidente da EMSERH, Marcos Grande; a diretora de RH da EMSERH, Janyr Carvalho e o diretor de Planejamento e Governança da empresa, Raul Fagner. Na ocasião, foi também exibido um vídeo.

“O nosso 1º encontro foi pensado para que pudéssemos melhorar e padronizar os nossos processos de trabalho, mas também tratar da importância desses profissionais. O RH das unidades da EMSERH tem o papel de contribuir na melhora da comunicação interna, minimizando conflitos e atuando também na integração dos colaboradores”, disse Janyr Carvalho, diretora de RH da EMSERH.

O diretor de Planejamento e Governança da EMSERH, Raul Fagner, destacou a importância dos profissionais que atuam no RH das unidades de saúde. “Vocês são fundamentais nesse processo, participam de momentos importantes das carreiras dos profissionais. Vocês são o ponto de equilíbrio das nossas unidades, nesse relacionamento profissional-empresa”, destacou Raul Fagner.

O gerente de RH Robson Barbosa, do Hemonúcleo de Imperatriz, foi um dos participantes do encontro. Ele veio da região tocantina e avaliou como positiva a oportunidade de tirar dúvidas e agregar mais conhecimento. “A gente sabe que a administração pública em sua essência é constituída por pessoas e para pessoas. Logo, a gente está sempre envolvido na melhoria desses processos de recursos humanos. É totalmente essencial pra qualquer instituição, sobretudo a pública”, disse Robson Barbosa.

O 1º Encontro de RH faz parte do Programa de Desenvolvimento e Educação (PDE) da EMSERH, criado para desenvolver pessoas de forma estratégica. É uma ferramenta de gestão que criará um ambiente de trabalho estimulante do conhecimento, alinhada aos grandes desafios da empresa e da sociedade.

Texto: Daucyana Castro

Fotos: Laécio Fontenelle