18 de janeiro de 2021

EMSERH promove ação do Janeiro Branco para colaboradores na sede

Fotos: Laécio Fontenelle

Por Daucyana Castro

Empenhada em promover uma discussão sobre saúde mental e emocional, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou, nesta segunda-feira (18), uma série de atividades com seus colaboradores sobre o Janeiro Branco. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. A ação ocorreu em parceria com o Hospital Nina Rodrigues.

“Demos início na EMSERH a ações voltadas para o Janeiro Branco, que é o mês dedicado a promoção da Saúde Mental. As ações dessa temática também têm ocorrido nas unidades hospitalares e ocorrerão durante todo o mês de janeiro. Assim pretendemos promover o bem estar emocional dos nossos colaboradores e sensibilizá-los sobre a importância do cuidado com a saúde mental”, explicou a diretora de Recursos Humanos da empresa, Janyr Carvalho.

Em 2021, o lema da campanha é “Todo Cuidado Conta”, com a abordagem de que “Quem cuida da saúde, cuida da mente”. As atividades tiveram início com uma roda de conversa, comandada pela diretora do Hospital Nina Rodrigues, Gabrielle Romanhol, mestre em psicologia.

“Agradeço a oportunidade de poder estar aqui falando sobre saúde mental, juntamente com a nossa equipe do Projeto Florescer. Estender a campanha do Janeiro Branco é o nosso papel. Hoje a gente sai do hospital e traz o projeto para diversas unidades de saúde, contribuindo para que as pessoas possam saber de fato o que é saúde mental. Como diz a campanha, ‘todo cuidado conta’ e todos nós podemos sim ser agentes promotores de saúde”, relatou Gabrielle Romanhol.

Durante a roda de conversa, os participantes foram incentivados a se posicionar sobre temas como saúde mental, emoções, equilíbrio, controle e saúde em geral. Ao mesmo tempo, outras atividades também foram desenvolvidas, como a prática de Tai Chi Chuan, ginástica laboral, auriculoterapia, massagem relaxante, aferição de pressão e glicemia.

Quem participou da iniciativa aprovou a ideia. “Foi muito didático. Todos deviam participar. O ano de 2020 não foi fácil pra ninguém. A pandemia do novo coronavírus nos trouxe muitas mudanças físicas e, em especial, na saúde mental. Pessoas com mais crises de ansiedade e picos de estresse. A roda de conversa convida as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções. Essa campanha é pensada, projetada para a prevenção ao adoecimento emocional”, avaliou a analista de ouvidoria da EMSERH, Itaceny Sousa.