22 de junho de 2022

EMSERH faz ação com foco na saúde mental

Por Daucyana Castro

Em continuidade às ações de cuidado à saúde do colaborador, a Comissão de Saúde Mental da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) disponibilizou aos colaboradores atendimento no formato de Plantão Psicológico. De caráter breve e individual, é uma sessão que tem o objetivo de orientar e auxiliar na resolução de dificuldades focadas em questões emergenciais e que nem sempre precisam de acompanhamento prolongado.

“O plantão psicológico será uma ação pontual no mês de junho, fruto da programação da Comissão de Saúde Mental da sede da EMSERH. Ele tem como objetivo ofertar um espaço de escuta especializada por profissionais psicólogas com acolhimento de demandas emocionais mobilizadoras, desenvolvimento de estratégias de enfrentamento em situações de crise, assim como oferta de orientações e realização de encaminhamentos para seguimento do atendimento psicológico, quando for identificada essa necessidade. A comissão tem desenvolvido estratégias de cuidado em saúde mental do colaborador para prevenção de doenças e promoção de saúde” explicou Maiara Marques, psicóloga e também presidente da Comissão de Saúde Mental da EMSERH.

Para a psicóloga Eudócia de Sá, é importante oferecer essas oportunidades no ambiente de trabalho. “Isso encoraja as pessoas a buscar ajuda e tratamento. Às vezes as pessoas têm problemas sérios e não sabem. Às vezes têm toda uma vida de sofrimento e perdas. A própria pandemia que agravou casos de ansiedade e depressão. Nós estamos vivendo um momento no país onde as pessoas estão fragilizadas e trazer isso para dentro da EMSERH e favorecer esse contato facilita muito”, frisou Eudócia.

Serão três turnos de ação, dia 22 (manhã) e dia 27 (manhã e tarde) com sessões de aproximadamente 40 minutos. A colaboradora da Ouvidoria, Fernanda Oliveira, participou da ação e elogiou a iniciativa.

“É uma iniciativa importante haja vista porque a gente passa muito tempo fora de casa. Dificilmente fora do ambiente de trabalho a gente vai ter a decisão de buscar. E acompanhamento psicológico todo mundo precisa, devido a demanda do que se vive, pandemia, estresse, trabalho, rotina familiar e de estudos. A gente vai só absorvendo e às vezes não tem como colocar pra fora. As vezes falar não é fácil e não é fácil encontrar um bom ouvinte. Muito valioso ter esse momento pra você”, finalizou.

Fotos: Adeta Holanda

Daucyana Castro