3 de maio de 2023

EMSERH e SEAP firmam convênio para utilização de serviços com mão de obra de apenados

Por Samir Aranha

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) firmaram nesta terça-feira, 02, um Termo de Convênio que prevê a inclusão de mão de obra carcerária na produção de bens e prestação de serviços.

O documento foi assinado na sede da SEAP pelo presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe e pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

O documento prevê a inserção de pessoas privadas de liberdade em ciclos produtivos, atendendo com competitividade a produtos demandados pela EMSERH, por meio da produção de peças de marcenaria, blocos de concreto, mão de obra para reformas e construções, oferta de produção de alimentos para eventos, bem como outros itens.

Para o presidente da EMSERH, o convênio é proveitoso para as instituições, além de contribuir à ressocialização de apenados. “É uma parceria que incentiva o trabalho fantástico desenvolvido com apenados, ao mesmo tempo que se reverte à EMSERH como otimização de recursos públicos e como mecanismo de efetivação das políticas públicas do estado”, destacou Marcello Duailibe.

Segundo o secretário de Estado de Administração Prisional, Murilo Andrade “este convênio amplia a parceria com a EMSERH, garantindo não apenas trabalho e remissão de pena aos apenados, mas também a contrapartida de uma melhor oferta de serviços na saúde pública, uma vez que nossa mão de obra é competitiva e oferta serviços de qualidade”, disse.

A previsão é que o primeiro fruto da parceria seja a confecção de um lote de mesas planejadas para utilização na sede da EMSERH, posteriormente, outros serviços serão demandados conforme necessidade da instituição.

Fotos: Francildo Falcão

Daucyana Castro