5 de outubro de 2023

EMSERH avança com implantação de modelo de gestão nas unidades de saúde do Maranhão

A Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) realizou mais um encontro de implantação do modelo de gestão integrada que está sendo incorporado nas unidades de saúde do Maranhão. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (4), no auditório do Hospital Regional de Presidente Dutra. A apresentação do novo modelo de gestão da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares está ocorrendo em todo o estado e ficou a cargo da Diretoria Clínica da EMSERH.

A iniciativa tem como objetivo a apresentação do modelo de gestão que norteará o planejamento estratégico das unidades de saúde administradas pela EMSERH, baseado na produtividade e satisfação do usuário.

“Concluímos mais uma etapa do novo modelo de gestão da EMSERH, desta vez em Presidente Dutra, apresentando esse modelo para a Macrorregião 4, comtemplando as unidades gerenciadas pela EMSERH nessa região. Modelo consolidado que já está dando bons resultados de produtividade e satisfação para o usuário da nossa rede em todo o estado”, enfatizou o gerente de gestão hospitalar, Aarão Neto.

Cabe ressaltar a efetiva participação dos diretores das unidades de saúde, clínicos, administrativos e gerais nesta última reunião. Estiveram presentes 40 representantes das unidades de saúde de Presidente Dutra, Grajaú, Barra do Corda e São João dos Patos, todas administradas pela EMSERH.

“Foi um grande aprendizado, tivemos a oportunidade neste encontro de trocar experiências, ver gestores de outras unidades, esse contato da EMSERH com as unidades de saúde é fundamental. Essa aproximação nos ajuda a tirar dúvidas e esse novo modelo de gestão que será implementado nas unidades certamente terá reflexo positivo para colaboradores e para a sociedade”, ressaltou a diretora administrativa da Policlínica de Barra do Corda, Marinilda Barbalho.

De acordo com o diretor clínico da Policlínica de Barra do Corda, Artur Batista, o encontro apresentou uma visão na prática da produtividade das unidades. “Esse evento foi muito proveitoso no momento em que percebemos um cuidado da EMSERH com a evolução e bom funcionamento das unidades de saúde. Avaliamos o que está dando certo e que deve continuar e o que precisa ser melhorado. Houve apresentação de números de outras unidades de saúde, para termos como base e uma noção de como podemos atuar para evoluir cada vez mais na assistência as pessoas”, reforçou o diretor clínico da Policlínica de Barra do Corda, Artur Batista.

“Um grande evento para todos os gestores, no sentido em que você aproxima ainda mais a EMSERH das unidades de saúde de todo o estado, visando otimizar os serviços, para que juntos possamos ofertar uma saúde de qualidade, cada vez melhor, trabalhando em unidade em prol da população”, definiu o diretor clínico da UPA de São João dos Patos, Leandro Evangelista.

A previsão é que ainda este mês seja concluído em todo o estado o processo de apresentação do novo modelo de gestão da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, com a apresentação na cidade de Santa Luzia do Paruá, fechando esse ciclo como foi planejado e instituído pelo presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

A EMSERH iniciou o trabalho de “Gestão Integrada com Foco em Resultados”, no mês de abril deste ano, com a apresentação para os diretores de unidades de saúde da Grande Ilha. Em junho a reunião de implementação foi realizada em Imperatriz, para os diretores de unidades da Região Tocantina. Em setembro o encontro foi em Barreirinhas e a apresentação do modelo de gestão contou com a participação de diretores além do município sede, ainda de coordenadores dos hospitais regionais de Chapadinha, Itapecuru, Morros e Paulino Neves.