21 de dezembro de 2023

Em Timon, Hospital Alarico Nunes Pacheco oferta novo serviço de cirurgia do frênulo lingual em recém-nascidos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou um novo serviço no Hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon, com a realização da cirurgia do frênulo lingual em bebês logo após o parto. Quando é identificada a necessidade da realização do procedimento cirúrgico, o bebê já tem a cirurgia agendada e o processo todo é feito no próprio hospital.

“Estamos muito felizes em poder garantir o cuidado integral e precoce dos bebês. É um grande trabalho que estamos desenvolvendo na unidade, com a triagem neonatal do teste da linguinha. Todos os bebês saem com o teste feito e, quando acontece alguma alteração no frênulo lingual, a gente já faz o agendamento para cirurgia”, explicou a diretora geral do hospital, Ana Patrícia Bringel. 

A unidade de saúde, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), conta com o serviço de triagem neonatal do teste da linguinha, que é realizado pela equipe de fonoaudiologia, onde todos os bebês nascidos nas dependências da maternidade passam por avaliação anatômica e funcional do frênulo lingual, com avaliação da amamentação, bem como orientações sobre a importância do aleitamento materno. 

“Quando é detectada alguma alteração a indicação é a cirurgia. Portanto, já fazemos o planejamento para realizar o procedimento no próprio hospital. É importante para o filho e para a mãe, porque com o problema há uma dificuldade na amamentação, pode ferir o bico do peito da mulher, com extravasamento do leite. Além disso, solucionando o problema da língua presa, já evita o bebê ter que fazer algum procedimento futuro por problemas na dicção”, explicou o cirurgião-dentista, Elison Reis Tavares Pereira.

O frênulo da língua curto, também chamado de língua presa ou anquiloglossia, é uma situação que ocorre quando o freio da língua possui um tamanho menor que o ideal. Isso acaba fazendo com que a língua fique presa ao assoalho bucal, afetando sua movimentação, causando diversos problemas.

O serviço no hospital possui um fluxo para retorno em caso de alteração no frênulo lingual do bebê, para realização do procedimento cirúrgico com a equipe de odontologia, em tempo oportuno para que o bebê não sofra com as repercussões como dificuldades na amamentação, ganho de peso, engasgos, entre outros; e, mais tardiamente, dificuldades na introdução alimentar, mastigação, deglutição, fala e respiração. 

“Isso é um grande salto dentro deste processo de identificação de alteração no frênulo lingual e a realização do procedimento cirúrgico. Em menos de um mês, todos os bebês que precisam dessa cirurgia conseguem realizá-la e isso significa uma maior e melhor qualidade de vida, como na amamentação, com ganho de peso adequado. Isso reflete na qualidade de vida para mãe e para o bebê”, enalteceu a fonoaudióloga, Kelyvania Lopes da Silva. 

Um dos bebês submetidos ao processo cirúrgico foi o João Heitor. Após o procedimento, a mãe Simone Viana de Moura, de 31 anos, era só alegria. “Após a cirurgia melhorou muito, não sinto mais dor na amamentação. Melhorou 100%, nem se compara como era antes. Sei que isso está sendo importante pra mim e pra ele”, agradeceu a jovem.

Daucyana Castro