20 de junho de 2023

Em Imperatriz, Governo promove Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa no CREAISPI

Como parte da Semana de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Centro de Referência de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa (CREAISPI) da região Tocantina, realiza ampla programação, até sexta-feira (23), em Imperatriz. Com o tema ‘Cuidado sim, violência jamais!’, o evento tem como objetivo orientar os idosos e sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência contra a pessoa idosa. 

“A gente entende que o conhecimento faz toda diferença na vida de qualquer pessoa e principalmente na vida dos idosos, pois muitos não conhecem seus direitos. Então, preparamos uma programação baseada em informações. Paralelo a isso, teremos atividades externas. O idoso sofre vários tipos de violência, as vezes por parte da família. Então a gente precisa estar orientando e ensinando a ele como identificar uma violência”, disse a diretora do Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), Isalene Loureiro. 

Nesta segunda-feira (19), a abertura da semana contou uma palestra do defensor público Fábio Carvalho, que falou sobre ‘Direitos Violados’. Ao longo da semana serão realizadas palestras ministradas por autoridades do judiciário que falarão sobre os direitos dos idosos e haverá também momentos de atividades como yoga e fisioterapia. Fazem ainda parte da programação, rodas de conversas em escolas públicas de Imperatriz, com a Comissão da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  

“O tema é de extrema importância a ser abordado para essa população, visto que muitos não conseguem identificar os abusos físicos, psicológicos e até mesmo patrimoniais, sofridos em casa, ou em outros ambientes. Durante esta semana a gente pretende fazer com que eles entendam sobre os tipos de violência, e quais medidas devem tomar nesses casos”, destacou a diretora administrativa do Centro de Referência Especializado de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (CREAISPI), Anny Kaline.

O CREAISPI da região Tocantina atende 534 idosos. A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), oferece atendimento em 13 especialidades, como cardiologia, psiquiatria, geriatria entre outros e também atendimento multiprofissional como nutricionista, psicólogos, educadores físicos. 

Programação

Nesta terça-feira (20), a programação conta com palestra sobre violência patrimonial, proferida pela juíza Ana Paula Araújo, titular da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Imperatriz.  Na quarta-feira (21), a diretora da Casa da Mulher Maranhense, Gabriela Bonfim, falará sobre violência sexual e física. Já na quinta-feira (22), a presidente da Comissão de Proteção à Pessoa Idosa da OAB, Ivanice Alves, abordará os temas negligência, abandono e autonegligência. Para encerrar a programação, na sexta-feira (23), a juíza Ana Lucrécia Sodré, proferirá palestra sobre violação de direitos na saúde da pessoa idosa.

Daucyana Castro