26 de setembro de 2016

Em Grajaú, Governo realiza Mutirão Mais Saúde

O Governo do Estado continua com as ações do Mutirão Mais Saúde. Desta vez, o Hospital Geral de Grajaú (HGG), gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH, iniciou, no sábado (24), o Mutirão de Cirurgias de histerectomia, hérnia e colecistectomia (vesícula). Com a ação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) busca zerar a demanda existente, ofertando assistência humanizada e especializada. O Mutirão Mais Saúde, em Grajaú, prossegue até a terça-feira (27).

A diretora administrativa do HGG, Monalisa Brito Ribeiro, ressalta a importância da força-tarefa. “O Mutirão Mais Saúde elimina a fila de espera e o atendimento deixa a população da região satisfeita”, afirmou.

Na segunda-feira (26) e terça-feira (27), a Caravana Mais Saúde realizará, em Grajaú, atendimento na Carreta da Mulher, com exames preventivos (papanicolau e palestras); Carreta da Mamografia; Hospital de Campanha, com oferta de testes rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis; orientação e avaliação nutricional; e, ainda, ações educativas sobre tuberculose, hanseníase, dengue, câncer (bucal, pênis, próstata e colo do útero), verificação de pressão arterial e de glicemia, imunização e aleitamento materno.

A ação conta com orientações sobre casos de microcefalia, controle da hipertensão arterial e diabetes, envelhecimento saudável e controle do tabagismo. Na área da Vigilância Sanitária, o projeto Visa Itinerante, presta esclarecimentos quanto a qualidade dos alimentos, uso de medicamentos, funcionamento adequado de estabelecimentos de saúde, dentre outros assuntos. Durante a Caravana Mais Saúde também serão desenvolvidas atividades esportivas.

Daucyana Castro