6 de maio de 2019

Doadores de sangue de São Luís participam de coleta do Hemomar em shopping na capital


Hemocentro atende demandas da capital e de diversas cidades do estado (Foto: Julyane Galvão)

Doadores voluntários de sangue de São Luís participaram de coleta externa do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar), na quinta-feira (2), no São Luís Shopping. A ação reforçou a importância da doação regular de sangue.

“As bolsas coletadas vão reforçar o estoque do Hemocentro. A unidade precisa atender demandas da capital e de diversas cidades do estado”, destacou a assistente social e coordenadora da coleta externa do Hemomar, Walma Costa.

Para o gestor ambiental Sérgio Travassos Martins, a coleta externa perto do seu local de trabalho facilitou a decisão de doar sangue. “Já era meu desejo há muito tempo doar sangue. Como eles estão perto do meu local de trabalho, eu aproveitei para doar”, contou.


Gestor ambiental Sérgio Travassos Martins afirma que coleta externa facilita a doação de sangue (Foto: Julyane Galvão)

Leno Ribeiro Sousa completou três anos como doador de sangue. A primeira doação aconteceu de forma direcionada para um membro da família, assim como os amigos também foram beneficiados com as doações de sangue. Agora, ele realiza doações regulares. “É uma ação tão simples e muito importante também”, destacou.

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizará a próxima coleta externa de sangue no dia 15 de maio na sede da Faculdade Edufor, localizada na Avenida São Luís Rei de França, no bairro do Turu, em São Luís.

Doação

O doador voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos precisarão apresentar o consentimento do responsável para realizar o ato. O doador também precisa estar em boas condições de saúde e ter peso mínimo de 50 kg.

O serviço de coleta externa do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão (Hemomar) pode ser agendado por meio telefone (98) 3216-1134.

Box//Coletas externas

18/05 – Igreja São Francisco e Santa Clara, Turu, em São Luís;
21 a 24/05 – Coleta externa no município de Chapadinha;
25/05 – Igreja de São Roque, no Lira, em São Luís;
29/05 – Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), na Rua Silva Jardim – Centro, em São Luís.

Daucyana Castro