7 de março de 2024

Doação de sangue: Hemomar orienta sobre intervalo para doação após infecção por dengue

Por Samir Aranha

Pessoas que tiveram dengue ou que tomaram a vacina contra a doença devem aguardar prazos específicos para poder doar sangue. A orientação emitida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HEMOMAR), vem após a publicação, nesta terça-feira (05), de nota técnica conjunta entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde.

Unidade integrante da rede pública estadual de saúde e administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), o HEMOMAR é responsável pela coleta, produção e distribuição de sangue e hemocomponentes em todo o estado.

O diretor clínico do Hemomar, Ademar Moraes, esclarece que as orientações são importantes para garantir a manutenção da qualidade dos hemocomponentes e a biossegurança dos procedimentos. “As orientações da nota técnica visam fortalecer ainda mais a segurança dos pacientes infundidos, baseados em evidências científicas que apontam o risco de transmissão de dengue por transfusão sanguínea, adequando-se à particularidade do momento de aumento dos casos da virose em todo o país”.

Por esta razão, pessoas que tiveram dengue ou tomaram a vacina recentemente não podem doar sangue por um período determinado de tempo, conforme os seguintes critérios:

Pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa; pessoas que tiveram dengue grave devem aguardar 180 dias após a recuperação completa; pessoas que tiveram contato sexual com pessoas que tiveram dengue nos últimos 30 dias deverão aguardar 30 dias após o último contato sexual; pessoas que tomaram a vacina contra a dengue devem aguardar 30 dias após a vacinação.

O Hemomar alerta ainda aos doadores que caso confirmem diagnóstico por dengue logo após a doação de sangue ou apresentem sintomas como febre ou diarréia até 14 dias após a doação informem à instituição. “A informação é necessária para que possamos resgatar eventuais hemocomponentes em estoque e/ou acompanhar os pacientes, receptores do material’, explicou Ademar Moraes.

Vacina

A nota técnica destaca ainda que, conforme instruções dos fabricantes das vacinas contra dengue disponíveis no Brasil, pacientes que estão recebendo tratamento com imunoglobulinas ou hemocomponentes contendo imunoglobulinas, como sangue ou plasma, devem esperar pelo menos 6 semanas e, preferencialmente, 3 meses após o término do tratamento para tomar a vacina.

Daucyana Castro