20 de agosto de 2021

Diretores de unidades de saúde do interior participam de workshop para aprimorar gestão

Fotos: Laécio Fontenele

Os diretores gerais e administrativos de unidades estaduais de saúde no interior do estado participaram, nesta sexta (20), de um workshop sobre gestão na sede da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que gerencia cerca de 70% das unidades de saúde do estado. O objetivo é reforçar o planejamento de ações, o uso de ferramentas de gestão e aprimorar o funcionamento das unidades.

Os trabalhos foram abertos com a palavra do presidente da EMSERH, Marcos Grande, que destacou o importante momento em que a empresa que administra maior parte da rede estadual de saúde se reúne com os diretores.

“É importante ouvir aquelas pessoas que estão na ponta, que vivem a realidade das unidades de saúde diariamente. Já nos reunimos recentemente com os diretores clínicos de unidades e agora com os diretores administrativos e gerais, e o sentido é o mesmo, gestão de qualidade e eficiência, para entregarmos o melhor do serviço público de saúde a população maranhense”, ressaltou.

Temas como acompanhamento da execução dos serviços, o que isso traz de impacto na rotina nas unidades; fluxo; materiais de expediente; gerenciamento do cartão de abastecimento; importância e impacto dos relatórios de impressão. Os diretores que participaram do encontro gostaram da iniciativa.

“Eu vejo esse encontro como de suma importância porque garante a interatividade entre os diretores e a EMSERH, podemos nos conhecer, dialogar. Espero que momentos como esse se repitam cada vez mais”, disse Antônio Braúna, diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras.

“Começou com os diretores clínicos, agora com os diretores administrativos, gerais, para apresentarmos e melhorarmos as ferramentas de gestão dentro do setor administrativo”, avaliou o diretor geral do Hospital Regional de Caxias, Jefferson Coutinho.

“Um momento de união entre os diretores administrativos e EMSERH, de debater ideias, o que podemos fazer para que haja o aprimoramento da gestão, buscar novas ideias, para que possamos implantar no nosso trabalho, na nossa rotina de atendimento, porque nós precisamos a cada dia buscar formas de garantir uma melhor assistência em saúde à população, que é um setor primordial”, reforçou Otacílio Tavares Fernandes, diretor administrativo do Hospital Regional de Alto Alegre do Maranhão.

Para o diretor administrativo da EMSERH, Will Mesquita, a iniciativa é pioneira, tanto no sentido de aproximar os diretores da gestão da EMSERH, mas também de dar a oportunidade de a sede mostrar para os diretores o que se espera deles enquanto diretores de unidades. “Demonstrar como funciona o fluxo de diversas disciplinas que são cobertas pela diretoria administrativa, fluxo de contrato, fluxo de cartão corporativo, uma conversa técnica só que permitindo que os diretores tirem qualquer dúvida que possam vir a ter da gestão das unidades. Estamos envolvendo além da diretoria administrativa, a diretoria de planejamento e auditoria interna da EMSERH”, pontuou.

No próximo encontro, a direção da EMSERH deve se reunir com os diretores administrativos das unidades administradas pela empresa na capital São Luís.