21 de outubro de 2019

Dia “D” do Outubro Rosa é comemorado no Parque do Rangedor em São Luís

No 19 de outubro foi comemorado o Dia D da Campanha Outubro Rosa. Para celebrar a data um vasta programação foi organizada no Parque do Rangedor, recém inaugurado pelo Governo do Maranhão, o mais novo catão postal de São Luís recebe centenas de visitantes durante todo o dia e nos finais de semana cresce o fluxo de pessoas.

A programação do Dia D do Outubro Rosa envolveu orientações relacionadas a prevenção do câncer de mama, teste de glicemia, distribuição de preservativos e atividades físicas.

Quem foi aproveitar o sábado no Parque do Rangedor teve um dia especial e aprovou a organização do evento.

“Muito importante essa ação, às vezes no decorrer do ano, com as ocupações a gente acaba esquecendo desses deveres que a gente tem para com a gente mesmo, de se cuidar, procurar um médico, e aí quando a gente se dá conta já se passou mais de ano, e com essas campanhas fica fácil de lembrar que a gente que fazer nossos exames para evitar maiores complicações de saúde no futuro”, disse Lucivane Costa.

A campanha abrangente envolveu pessoas de todas as idades. Foi uma programação voltada para a família. Quem ainda não conhecia o novo Parque do Rangedor teve um final de semana completo, com a visita ao cartão postal de São Luís e aproveitando o dia para cuidar da saúde.

“Fico muito feliz de conhecer este espaço e saber que o meu estado pode me abraçar de forma tão carinhosa. E foi muito bom porque percorri cada metro quadrado, aproveitei todo o lugar. Estou muito feliz! Queria também parabenizar a ação, a gente sabe que o câncer de mama pode acontecer não só com a mulher mais com o homem também, e é importante você se prevenir, buscar a orientação, a ação está de parabéns”, destacou o assistente social Joel Gaspar, que veio de Caxias e estava visitando a capital maranhense.

As atividades foram desenvolvidas em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Estadual da Mulher, que cedeu a carreta da Mulher como parte das atividades. O veículo que disponibiliza uma série de serviços ao público feminino. O evento contou com a participação de profissionais da saúde, diretores de unidades e da SES.“A secretaria quando pensou em organizar o Dia D, foi para fortalecer a campanha. É algo que acontece no mundo todo, durante o mês de outubro, em alusão a necessidade da prevenção do câncer de mama. E a prevenção começa com esse primeiro toque, esse primeiro cuidado, com esse primeiro olhar com o corpo que a mulher tem que ter. A gente sabe que o câncer de mama apesar de afetar mulheres e homens em menor quantidade, esse auto cuidado é o primeiro passo para a prevenção. Além das secretarias estaduais de saúde e da mulher, temos várias unidades envolvidas com esta grande e importante ação aqui com a gente . Estamos também disponibilizando o segundo passo e não menos importante, que é após o toque, a consulta, a necessidade de fechar o diagnóstico. A importância da mamografia, é necessário fechar o diagnóstico. Você mulher precisa em toda a vida ter atitude, precisa se tocar, porque a partir desse toque você pode prevenir várias situação que podem vim a prejudicar o corpo e isso é que não queremos claro”, ressaltou Carmem Belfort, secretária adjunta de assistência à saúde da SES

Eduardo Ericeira