10 de agosto de 2017

A construção do primeiro Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão segue em ritmo acelerado e está em fase de conclusão. Os 62 colaboradores estão trabalhando na fase de pintura e acabamento do espaço que possui 2.253,77 m². O local, onde antes funcionava a Clínica Eldorado, passará a oferecer atendimento especializado, com a capacidade de 34 leitos, sendo oito pediátricos e 26 para adultos. O hospital contará, ainda, com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Hoje, nós temos, no antigo Hospital Geral, casos de câncer e ortopedia e estamos trazendo a ortopedia para cá, tendo um hospital exclusivo para os casos de câncer e outro exclusivo para tratar ortopedia. É um grande salto nessa área que é de enorme importância porque o Estado não tinha uma unidade especializada em ortopedia”, destaca o governador Flávio Dino.

Construção do primeiro Hospital de Traumatologia e Ortopedia está em fase de conclusão. (Foto: Jorge Ribeiro)

Localizado na Rua Barão de Grajaú, no bairro Jardim Eldorado, em São Luís, a unidade terá três centros cirúrgicos com capacidade inicial para 400 cirurgias. A obra está sendo coordenada pelas Secretarias de Estado de Saúde (SES) e Infraestrutura (Sinfra). A previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano.

“O Maranhão tem pressa e o governo segue em ritmo intenso para realizar as mudanças, atender as demandas reprimidas que a população tanto anseia e precisa, esta é uma determinação do governador Flávio Dino. Estamos dando respostas a essas demandas e tem sido assim em todas as áreas, não sendo diferente na saúde. Teremos um hospital de referência em todas as especialidades e subespecialidades da ortopedia para desafogar o atendimento oferecido à população”, frisou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Atualmente, os pacientes ortopédicos dividem espaço com os que fazem tratamento contra o câncer no Hospital de Câncer Dr. Tarquínio Lopes Filho, antigo Hospital Geral. Com a inauguração do Hospital de Traumatologia e Ortopedia, o Maranhão será o primeiro estado do Nordeste com uma unidade de alta complexidade destinada ao uso exclusivo do atendimento trauma ortopédico, ambulatorial e cirúrgico, no sistema público de saúde.

“O primeiro hospital ortopédico do Maranhão está destinado a agilizar o atendimento aos pacientes de alta complexidade, encaminhados pelas unidades de todo estado, principalmente, do Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, que recebe a maior demanda de pacientes de traumatologia e ortopedia do Maranhão”, explica o secretário da SES, Carlos Lula.

Ritmo da obra

O espaço passou por reforço e adequação. As redes elétricas e hidráulicas foram restauradas. O refeitório, vestiário e almoxarifado também passaram por intervenções. Está sendo instalada uma subestação elétrica e construído um estacionamento. A técnica em edificações, Luciângela Soares, destaca as principais dificuldades encontradas no decorrer da obra. “As portas dos banheiros eram muito pequenas, com 70 de largura. Do jeito que estava, um cadeirante não poderia ter acesso ao banheiro, nem aos espaços. Adequamos todas para que as portas fiquem com 1 metro de largura, o que é determinado por lei” explica.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)