2 de junho de 2022

Comitiva do Governo vistoria obras de ampliação do Hospital da Ilha

Uma comitiva formada por membros do Governo do Maranhão visitou, nesta terça-feira (31), as obras de ampliação do Hospital da Ilha. Inaugurada no início de abril, a unidade conta atualmente com 59 leitos de enfermaria, 36 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), 19 de UTQ (Unidade de Tratamento de Queimado) e mais 33 leitos transitórios. A previsão, após entrega da segunda etapa, é chegar a 72 leitos de UTI e 118 de enfermaria, além dos 19 de UTQ.

Sebastião Madeira, secretário-chefe da Casa Civil, explicou que as entregas escalonadas, ou seja, por etapas, fazem parte do planejamento do governo para melhorar o atendimento aos pacientes maranhenses e estão dentro do cronograma.

“Hoje se encontram 50 pacientes internados no Hospital da Ilha, que foram encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Nosso centro cirúrgico já está praticamente pronto, dentro de poucos dias irá funcionar, mas o que marca aqui é o excepcional atendimento. Os pacientes que nós conversamos, disseram, sem exceção, que estão sendo muito bem atendidos. Saúde é uma obrigação do Estado e o Governo do Maranhão, através do governador Carlos Brandão, está cumprindo muito bem essa obrigação”, declarou.

A comitiva também passou pelo Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão, conhecido como HTO, para conferir os trabalhos das equipes de saúde. Esta unidade é referência no atendimento humanizado e de qualidade à população da capital São Luís.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, estava presente na comitiva e afirmou que o compromisso da atual equipe de governo é dar continuidade ao que foi feito na gestão Flávio Dino.

“Nós temos, desde o início de abril, visitado várias unidades de saúde, já fomos a Caxias, Pedreiras, Imperatriz e Açailândia para conhecer todas as unidades de saúde que somam junto ao Hospital da Ilha. Além disso, o HTO é um hospital de referência em São Luís e, na semana passada, nós estivemos em Caxias, a pedido do governador Carlos Brandão, para vistoriar o que nós vamos inaugurar agora em julho, que é o HTO da Região Leste, que vai ajudar a toda aquela região, que contempla mais de 30 municípios”, informou Tiago Fernandes.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira