29 de abril de 2024

Comissão de Saúde Mental debate a importância do equilíbrio no uso de aparelhos eletrônicos e rede social com colaboradores da EMSERH

Com o tema ‘Hábitos Tecnológicos e Saúde Mental: Como o tempo de tela pode estar afetando nossa saúde?’, a Comissão de Saúde Mental da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou mais uma ação destinada aos colaboradores.

A ação que começou na quinta-feira (25), seguiu nesta sexta-feira (26) e encerrará na segunda-feira (29), tem o objetivo de alertar os profissionais para os riscos do tempo excessivo de telas, como explica a Presidente da Comissão de Saúde Mental da EMSERH, a psicóloga Maiara Marques.  “Temos estudos de neurociência que comprovam impactos emocionais, sociais e até fisiológicos, como perda do sono. Dessa forma estamos trazendo para os nossos colaboradores da EMSERH essa ideia, de podermos pensar esse impacto nas nossas vidas, fazer a reflexão de como estamos fazendo uso desses eletrônicos. Temos que trabalhar essa prevenção da dependência tecnológica, a conscientização sobre o uso excessivo desses aparelhos, da rede social para reduzir os impactos emocionais negativos que isso pode causar”, disse.

A Comissão de Saúde Mental da EMSERH, foi acompanhada pelo psicólogo da Policlínica Cidade Operária, Victor Hugo Melo Santos. “Hoje em dia nós estamos imersos quase 24 horas por dia. Então estamos utilizando esse momento para causar uma reflexão em nós seres humanos de buscarmos um equilíbrio para um bem-estar. Sabemos que as redes sociais geram momentos de alegria, momentos de prazer, mas precisamos entender que deve haver um equilíbrio para que isso inclusive não interfira negativamente no nosso trabalho, na nossa vida”, pontuou.

Entre os pontos abordados, pesquisas que mostram a prevalência do uso de aparelhos eletrônicos e redes sociais no país. O Brasil é o 2º país com maior tempo de tela do mundo e é vice-líder mundial em dependência da tecnologia. Nos bate-papos nas salas com os colaboradores, provocações a respeito do aumento da insegurança com a publicação de muitas fotos e atualizações sobre a própria vida nas redes sociais e de que passar muito tempo nas redes sociais pode afetar a saúde mental.

“A palestra foi importante para acentuar os prejuízos do uso excessivo de telas de celular à saúde mental, incluindo problemas como ansiedade, depressão, dificuldade de sono e isolamento social. Advertiu-se sobre o tempo prolongado em frente às telas, que pode afetar negativamente o bem-estar emocional e mental das pessoas. Recomendou-se a busca do uso consciente e equilibrado da tecnologia para preservar a saúde mental. Informações atuais e que colaboram conosco”, enfatizou o Coordenador Trabalhista do Núcleo Trabalhista, Kennedy Veras.

“Estamos tanto tempo conectados que não nos preocupamos em interagir com pessoas reais, a conscientização neste aspecto nos mostra o quanto nossa saúde mental é prejudicada, por pensar, algumas vezes nos dias de hoje, que a vida só acontece em momentos em que estamos conectados. Fator esse que pode prejudicar a nossa qualidade de vida e nos tornarmos menos produtivos no dia a dia. Agradeço a Comissão de Saúde Mental por este momento de descontração, um tema sério trabalhado de forma educativa e ajudando a ter mais disciplina em relação ao uso das redes sociais”, disse a Coordenadora do Atendimento Acolhedor – “Posso Ajudar?”, Ana Letícia Coelho.

Fotos: Ricardo Zacheu

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira