10 de maio de 2022

Comissão de Saúde Mental da EMSERH promove palestra alusiva ao Maio Furta Cor

Por Vanessa Ribeiro

Saúde mental materna. Este foi o tema da roda de conversa voltada especialmente para as mães colaboradoras da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), em alusão ao Maio Furta Cor, nesta segunda-feira (09).

Por meio de dinâmicas, as mamães tiveram oportunidade de falar sobre suas experiências, angústias e alegrias do maternar. A ação foi desenvolvida pela Comissão de Saúde Mental da EMSERH, com apoio das psicólogas da Residência Multiprofissional de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“A gente tem visto toda essa dificuldade que a pandemia trouxe, sobrecarga de trabalho, acúmulo de funções, o impacto disso na saúde mental e o pouco que isso é discutido. Por isso pensamos nesse momento com as mães aqui da EMSERH”, ressaltou Maiara Marques, presidente da Comissão de Saúde Metal da EMSERH.

O Maio Furta Cor, campanha realizada nacionalmente desde 2021, simboliza as diferentes mães, com todas as suas particularidades e experiências. Assim como a cor, que muda de acordo com a luz que incide sobre ela.

“A gente pensou nesse momento para falar sobre a saúde mental materna, que é justamente o tema desse mês. Como a gente tá promovendo diversas palestras sobre saúde, nada melhor do que vir aqui conversar com as colaboradoras da empresa pra falar sobre a experiência materna, os sentimentos e emoções”, destacou a psicóloga residente, Ana Caroline Silva.

A analista da CSL da EMSERH, Janaína Oliveira, é mãe de dois filhos, uma de 5 e o mais novo de 2 anos. Assim como milhões de mães, Janaína se divide entre o trabalho, cuidar dos filhos e da casa. Para ela, momentos como estes são fundamentais.

“A gente exerce vários papéis na nossa vida, o de profissional, de mãe, esposa e, por diversas vezes, a gente deixa nossa saúde mental de lado, negligenciada e conversas como essas são esclarecedoras”, afirmou Janaína.

Camila Cassas, supervisora administrativa da EMSERH e mãe de uma menina de 9 anos, também participou da roda de conversa e aprovou a iniciativa. “Acho que é muito válido esse tipo de iniciativa de quebrar a nossa rotina para discutir um tema tão importante que é a nossa saúde mental. A empresa está de parabéns por pensar no lado humano das profissionais que trabalham aqui”, disse Camila.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira