4 de janeiro de 2024

Comissão de Saúde Mental da EMSERH inicia 2024 com ação alusiva ao Janeiro Branco

Por Vanessa Ribeiro

O ano começou com importantes reflexões para os colaboradores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Nesta quarta-feira (03), a Comissão de Saúde Mental iniciou uma ação alusiva ao Janeiro Branco, mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e emocional.

“É essencial cultivar a saúde mental no ambiente profissional. Ao intervir de forma abrangente na saúde dos nossos colaboradores, atuando não apenas no aspecto físico, estamos contribuindo para uma sociedade mais saudável, empresas mais produtivas e vidas mais equilibradas”, frisou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Funcionários de todos os setores dos prédios anexos e sede da EMSERH, além da Central de Abastecimento Hospitalar (CAHOSP) foram beneficiados com um momento de descontração e reflexão, com direito a música com voz e violão, para lembrar a todos de já iniciarem o ano cuidando da saúde mental, como ressalta Mayara Marques, presidente da comissão de saúde mental.

Ação iniciou na CAHOSP

“Começar o ano pensando nesse cuidado da saúde do colaborador e levando esse tema de saúde mental que é um dos principais cuidados que a gente tem que ter. Um momento de reconhecimento interno daquilo que não nos fez bem e esse movimento de olhar internamente agora no começo do ano estimula a fazer esse exercício durante todo o ano”, frisou.

Em pedaços de papéis, os colaboradores escreveram o que querem deixar em 2023 e o que querem trazer para 2024. Oportunidade de auto avaliação para identificar fatores prejudiciais e tentar resolver sozinho ou com ajuda, se necessário.

“A ideia é que no primeiro mês do ano a gente comece refletindo sobre saúde mental. O que eu posso fazer para melhorar? Do que eu preciso me afastar? Assim como uma folha em branco, daí o nome Janeiro Branco, a gente tem um ano inteirinho para preencher pensando mais na saúde mental”, explicou Daniela Aquino, especialista da Qualidade e integrante da Comissão de Saúde Mental”.

A analista de engenharia, Larissa Sodré, aprovou a ação. “Foi bem motivador e espero que essas ações continuem para cuidar da saúde mental do colaborador. Foi um momento de reflexão, principalmente relacionado a 2024. Quando tem a virada de ano a gente sempre tem expectativas e planejamentos para o ano novo. Espero que eu consiga cumprir todo o planejado”, disse.

Quem também participou foi o técnico em edificações, Lucas Matos. “Foi um momento muito bom e precisamos ter sempre. É gratificante saber que a empresa em que a gente trabalha se preocupa com nossa saúde mental e parar em alguns momentos para refletir sobre determinadas situações ajudam bastante a manter a nossa sanidade mental”, destacou.

Janeiro Branco

Com o tema “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”, a campanha nacional  Janeiro Branco, completa 10 anos em 2024 e tem como objetivo chamar atenção para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, prevenindo doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

Fotos: Francildo Falcão

Daucyana Castro