26 de fevereiro de 2021

Com UTI Aérea, Governo reforça assistência a pacientes da Região Tocantina

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado está fortalecendo a assistência aos pacientes com a Covid-19 na Região Tocantina e somando esforços para controle da pandemia do novo coronavírus na região. Além da abertura de leitos exclusivos, o poder público estadual definiu um fluxo para o transporte de pacientes graves através do serviço de UTI Aérea, que oferece toda a estrutura necessária para a segurança do paciente. Só em 2021, o Governo do Maranhão já transportou 44 pacientes para a capital maranhense. 

No fim da tarde de quinta-feira (25), mais uma pessoa foi transferida de Imperatriz para São Luís. O paciente José Primo Rodrigues Neto, de 53 anos, foi transportado em uma UTI Aérea. A aeronave turbo decolou na Região Tocantina, às 16h, e pousou em São Luís às 17h10.  

A aeronave utilizada é aparelhada com estrutura de UTI, incluindo respiradores e equipe médica, garantindo o monitoramento em tempo real. O paciente foi encaminhado em seguida para o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), uma das unidades de saúde referência no tratamento da Covid-19 na capital maranhense. 

“Todas as estratégias que estão ao nosso alcance estão sendo postas em prática para garantir o melhor atendimento a quem precisa de assistência médica em Imperatriz e região, seja abrindo leitos ou transportando os pacientes que necessitam. Nossa missão é cuidar das pessoas. Em breve, teremos um Hospital de Campanha na cidade, que vai somar aos leitos que dispomos”, informou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Mais investimentos

Imperatriz, segundo maior município do estado, conta com 55 leitos de UTI e 106 de enfermaria exclusivos para atendimento a pacientes com a doença. Como estratégia para reforçar o atendimento na região, o Governo do Estado iniciou a implantação do Hospital de Campanha em Imperatriz, que vai funcionar no Centro de Convenções.  Serão disponibilizados 60 leitos no hospital. Destes, 10 serão destinados para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Daucyana Castro