19 de agosto de 2021

Com Programa Mais Cirurgias, Governo assiste pacientes urológicos no Hospital Regional de Timbiras

Equipe do Hospital Regional de Timbiras (Foto: Divulgação)

Por Daucyana Castro

O Programa Mais Cirurgias, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), teve uma de suas etapas no Hospital Regional de Timbiras, nos dias 14 e 15.  Foram realizadas cerca de 20 cirurgias urológicas, entre elas, vasectomias, cirurgia de fimose e próstata, uretrotomia (cirurgia que faz a reabertura da uretra que apresenta estreitamento), uretrocistoscopias (exame endoscópio das vias urinárias). 

“O mutirão foi um sucesso. Foram dois dias de intensas cirurgias. Os médicos juntamente com o apoio da equipe multiprofissional de enfermagem, farmácia, limpeza e almoxarifado cumpriram com êxito os 20 procedimentos programados para o fim de semana”, frisou o diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras, Antônio Braúna.

Manoel Leonardo Ferreira, 86 anos de idade, foi um dos pacientes beneficiados com o mutirão. Ele foi submetido a uma cirurgia de fimose. “O SUS está de parabéns. Desde já agradeço o serviço público. Hospital limpo, assistência boa”, disse. 

A equipe de médicos foi composta pelos cirurgiões Candilberto Filho, Amanda Jordão e o anestesista Paulo Aguiar.

Mais Cirurgias

O Programa Mais Cirurgias tem o objetivo de ampliar o número de cirurgias eletivas em hospitais de São Luís e do interior do estado. O Hospital Regional de Timbiras compõe a rede de Estado da Saúde e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Daucyana Castro