19 de março de 2024

Colaboradores participam de ação pelo Dia Mundial do Rim no Hospital da Ilha

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, celebrado todos os anos na segunda quinta-feira do mês de março, foram realizadas, nesta quinta-feira (14), no Hospital da Ilha, várias ações voltadas aos colaboradores, como exames e palestras com médicos nefrologistas.

“Essa ação aqui no hospital também tem o sentido de educar os profissionais de saúde sobre a importância da coleta de exames que possam prevenir ou diagnosticar uma disfunção renal, já que nos estágios iniciais é possível mudar o curso da doença”, frisou o diretor técnico do Hospital da Ilha, Samuel Gregório.   

O tema da campanha deste ano é “Saúde dos Rins: exame de creatinina para todos” e justamente por isso que foi ofertado aos colaboradores este exame. Aqueles cujos resultados apontaram alteração, foram encaminhados para consulta com nefrologista. 

Ação reconhecida por quem participou. “É uma valorização e reconhecimento do nosso trabalho. Pra nós é muito gratificante. É o cuidar do cuidador”, destacou o gerente de nutrição do Hospital da Ilha, Juarez Neto.

Já no período da tarde, o médico nefrologista, Felipe Seabra, proferiu uma palestra para ratificar a importância do exame de creatinina e aumentar a quantidade de informação sobre a saúde dos rins. “O exame de Creatinina mede a função do rim e deve ser dosado em todas as pessoas, principalmente nas que têm problemas como diabetes e hipertensão. Ele fácil, rápido e barato e pode ser feito em todo laboratório. A gente precisa valorizar, saber que precisa coletar e de posse do resultado, procurar um médico para verificar como anda a saúde dos rins”, explicou o médico.

O Hospital da Ilha conta com cinco máquinas de Hemodiálise que atendem cerca de 20 pacientes por dia. Em 2023, em todas as unidades gerenciadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que dispõem de máquinas de Hemodiálise, foram realizadas mais de 34 mil sessões. 

O diretor clínico da EMSERH, Ricardo Martins, ressalta o compromisso da empresa em ofertar exames de apoio ao diagnóstico com qualidade em todo o Estado.  “A EMSERH expandiu bastante os exames de ureia e creatinina, que fazem o diagnóstico da doença renal crônica. Conscientizar as pessoas que têm hipertensão, que têm diabetes a procurar um médico nefrologista, é fundamental pois quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maior vai ser o benefício para o paciente”, disse.

Daucyana Castro