26 de dezembro de 2023

Cirurgias salvam as vidas de mais de 45 mil maranhenses em 2023

Por Samir Aranha

O Governo do Maranhão, por meio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), mudou para melhor, em 2023, a vida de 46.896 maranhenses. Este é o número de cirurgias realizadas nos 26 hospitais administrados pela Instituição em todo o estado entre janeiro de novembro deste ano.

O resultado alcançado, segundo o presidente da Emserh, Marcello Duailibe, é fruto do empenho e dedicação de milhares de profissionais que dedicam suas vidas à saúde pública. “Da área médica às equipes de limpeza, dos setores administrativos às equipes de gestão, é o trabalho conjunto de todos os nossos colaboradores que permite à EMSERH seguir no cumprimento de sua principal missão, que é cuidar da saúde das pessoas com cada vez mais qualidade”, destacou.

E é o cuidado com as pessoas que permite o relato de experiências exitosas na recuperação da saúde em todo o Maranhão, histórias como da autônoma Auriana Pereira da Silva, de Lago da Pedra, do transportador Denilson Sousa Lima, de Timon, e da dona de casa Cledílcia Gomes das Neves Silva, de Pedreiras.

Após fortes dores de cabeça, Auriana Pereira descobriu a existência de 3 aneurismas. Após duas cirurgias, realizadas no período de seis meses, no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Aragão, em Caxias, ela está plenamente curada. “É importante ter feito o tratamento de forma planejada e com o acompanhamento das equipes multiprofissionais. Foram duas cirurgias com intervalo de 6 meses, para resolver os aneurismas. O atendimento foi bom nas duas ocasiões, nos passam todas as informações e dão segurança. Estou curada graças a Deus”, relatou Auriana.

A rapidez no atendimento foi crucial para salvar a vida de Denilson Sousa Lima, 40 anos, morador de Timon. Sem nunca ter apresentado outros sintomas, a crise de vesícula obrigou a realização de uma cirurgia de emergência para retirada do órgão. Após rápida regulação, ele foi encaminhado ao centro cirúrgico do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, tendo alta 48 horas após o procedimento. “Graças a Deus e aos médicos deu tudo certo. Fui muito bem atendido, e tudo bem rápido. Fiquei muito satisfeito com tudo, desde a recepção até o final. Muito obrigado!”, elogiou Denilson.

A histerectomia total foi muito aguardada pela dona de casa Cledílcia Gomes das Neves Silva. Aos 44 anos e com um histórico de sangramentos há mais de um ano, a cirurgia realizada no Hospital Regional de Pedreiras garantiu mais qualidade de vida à paciente. “O atendimento foi ótimo, bom em todos os sentidos. Fui muito bem atendida pelos funcionários, até pelos porteiros. Foram coisas muito boas aqui. Agradeço e desejo que todos sejam atendidos assim e voltem pra casa com saúde”, disse.

Sobre a EMSERH

Em funcionamento desde 2015, a EMSERH é responsável pela administração de 26 Hospitais, 13 Policlínicas, 11 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), 7 Centros Especializados, 2 unidades do LACEN, pela Hemorrede Maranhense, pelos Serviços de Verificação de Óbito em São Luís, Imperatriz e Timon, além da prestação de serviços em diversas atividades ligadas à saúde estadual.