3 de agosto de 2017

Cidadãos e instituições maranhenses são homenageados durante Prêmio Uema

Solenidade de premiação promovida pela Uema. Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) comemorou os seus 35 anos com a entrega do Prêmio Uema a instituições pelo conjunto de ações desenvolvidas enquanto parceiras da universidade, e a medalha ‘Gomes de Souza’ a pessoas que se destacaram, no Maranhão, nas áreas científica, política, cultural e social. Essa é uma das várias atividades estão sendo realizadas pelos 35 anos que a Uema completou em dezembro de 2016.

A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (2), no auditório da Fiema, em São Luís.  A noite foi prestigiada por mais de 300 pessoas, entre autoridades locais, diretores de centro, diretores de curso, chefes de departamento, assessores especiais, professores e servidores da Uema.

Para o Reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, o Prêmio Uema representa um ato público de reconhecimento e de agradecimento, de prestação de contas e de reafirmação de compromisso. Ele relembrou as lutas travadas ao longo desses anos.

“A Uema avançou, progrediu pela vontade e pela coragem de mulheres e de homens que se uniram para dizer que a luta valia a pena e que os resultados justificariam a resistência”, afirmou o reitor. “Cada professor e cada professora, cada técnico-administrativo, cada estudante têm deixado, nesta Instituição, as suas marcas e inteligências”, declarou o reitor.

Personalidades e representantes de instituições homenageadas pela Uemaagens. Foto: Divulgação

Gustavo Costa conclamou a comunidade acadêmica a se unir por uma universidade pública, gratuita e inclusiva. “Que tenhamos sempre o sentimento gregário, de pertencimento e que não nos faltem união e coragem, cada um no seu papel, na sua função, para levarmos adiante o que nos foi legado por tantos que nos precederam. O que nós fazemos agora, outros, amanhã, também haverão de fazer pela Uema”, afirmou o reitor.

As apresentações culturais foram feitas pelos cantores Fernando de Carvalho e Banda e Mário Fernando, além das performances das artistas Regina Oliveira e Vitória Oliveira. O cantor e compositor César Teixeira, condecorado com a medalha Gomes de Sousa, interpretou a canção ‘Oração Latina’.

Homenageados

A medalha Gomes de Souza e o Prêmio Uema foram entregues a 40 pessoas e instituições. O nome da comenda é uma homenagem a Joaquim Gomes de Souza, cientista e matemático maranhense do século XIX. O Prêmio Uema foi instituído em 2003.

Condecorados com a Medalha Gomes de Souza

1 – Flávio Dino de Castro de Costa (Governador do Maranhão);

2 – Carlos Orleans Brandão Júnior (Vice-governador do Maranhão);

3 – Humberto Ivar Araújo Coutinho (presidente da Assembleia Legislativa);

4 – Edivaldo de Holanda Braga Junior (prefeito municipal de São Luís);

5 – Benedito Bogéa Buzar (presidente da Academia Maranhense de Letras);

6 – Beatriz Martins de Andrade (assessora da Reitoria da Uema);

7 – Carlos César Teixeira Sousa (cantor e compositor);

8 – Celso Beckman Lago (ex-pró-reitor de Planejamento);

9 – Edilson Baldez das Neves (presidente da Federação das Indústrias do maranhão – Fiema);

10 – Francisco Nóbrega dos Santos (professor da Uema);

11 – Glória Maria Nina Baima (diretora da Biblioteca Central da Uema);

12- João Augusto Ramos e Silva (assessor da pró-reitora de Planejamento da Uema);

13 – Joaquim Vilanova Assunção Neto (diretor do Restaurante Universitário da Uema);

14- Jorge Luís Barros Nunes (técnico-administrativo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Uema);

15 – José Augusto Silva Oliveira (ex-reitor da Uema);

16 – José Henrique Pereira Macedo (assessor da reitoria da Uema);

17- Myriam  Magdala Teixeira e Silva (ex- pró-reitora de Administração);

18 -Mundicarmo Maria Rocha Ferretti (secretária administrativa do Intecab-Ma);

19 – Raimundo Nonato Negreiros Vale (Ex pró-reitor de Graduação);

20 – Waldimar Ferreira Azevedo (professor do curso de Engenharia Civil da Uema);

Instituições contempladas com o Prêmio UEMA 35 anos

1- MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL;

2- ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO;

3- TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO MARANHÃO;

4- SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (SECTI);

5- SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO (SEDUC);

6- SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO (SEPLAN);

7- JORNAL O ESTADO DO MARANHÃO;

8- JORNAL O IMPARCIAL;

9- JORNAL PEQUENO;

10- CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA;

11-POLÍCIA MILITAR DO MARANHÃO;

12- CORPO DE BOMBEIROS MILITAR;

13- ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (APRUEMA);

14- ASSOCIAÇÃO DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (ASSUEMA);

15-SINDICATO DOS TRABALHADORES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (SINTUEMA);

16- FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO (FAPEMA);

17- EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA (EMBRAPA);

18- CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO;

19 – VALE S.A;

20 – SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE).