2 de março de 2023

Cerimônia marca diplomação de residentes e recepção de novos profissionais nos programas de residências médica e multiprofissional

Por Eduardo Ericeira

Fotos Ricardo Bogéa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP-MA), realizou, nesta quarta-feira (01), a recepção aos profissionais que ingressaram nos programas de residência médica e multiprofissional do estado. A solenidade de recepção ocorreu no auditório do Palácio Henrique La Roque.

“Os programas de residência potencializam a humanização e dão qualidade ao serviço. Essa pluralidade de atores dentro de uma unidade traz um desafio, mas ao mesmo tempo dá conhecimento a todos os profissionais de saúde. O governo tem promovido não só a expansão da rede pública de saúde, de serviços, mas trazendo qualificação aos nossos profissionais e garantindo uma melhor assistência à população maranhense”, ressaltou Edmilson Diniz, Superintendente de Vigilância em Saúde, que na oportunidade representou o Secretário Estadual de Saúde, Tiago Fernandes.

As boas-vindas foram dadas aos 89 novos residentes em saúde, que passarão pelo processo de qualificação profissional nas unidades de saúde do estado nas cidades de São Luís, Caxias e Imperatriz. Na capital, os residentes atuarão no Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho e Hospital Nina Rodrigues. Em Imperatriz na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz e Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto; e em Caxias, no Hospital Macrorregional Everaldo Ferreira Aragão e Maternidade Carmosina Coutinho.

“Os programas de residência são de extrema importância para a qualificação da assistência à saúde no Estado do Maranhão. Vale ressaltar que o governo do estado tem o compromisso de descentralizar os programas de residência médica e multiprofissional. Neste sentido os programas se propõem em atender às demandas impostas pela sociedade. Isso reflete em uma melhor assistência à população maranhense. Trabalhamos sempre pensando em cada vez mais qualificar os profissionais que possam vir a atuar nas unidades de saúde do Maranhão como já acontece. Estamos formando excelentes profissionais, preparando para o mercado de trabalho e isso se reflete na ponta, diretamente ao usuário do SUS”, reforçou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

“Temos a perspectiva já para este ano e é uma determinação do governador Carlos Brandão que a gente amplie os programas de residência para outros municípios maranhenses os programas de residência, como Pinheiro, Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra e Timon. A rede pública de saúde tem qualidade e competência suficiente para receber novos programas de residência no Maranhão”, frisou Ana Lúcia Nunes, Diretora da Escola de Saúde Pública do Maranhão.

Os residentes ainda puderam acompanhar um vídeo produzido por profissionais que já fizeram parte dos programas de residência, com a participação de preceptores, que destacaram a importância deste momento para a carreira profissional. Palestras também foram proferidas por médicos, que puderam dar as boas-vindas aos novos residentes médicos e multiprofissionais.

“É um espaço privilegiado de qualificação profissional, uma oportunidade riquíssima, a troca de experiências, o aprendizado que será adquirido, uma vez que trabalhamos em equipe, com a expectativa de desenvolver potencialidades e trabalhar com políticas públicas de saúde”, pontuou Ingrid Batista Martins, assistente social, nova residente.

Na oportunidade foram diplomados ainda os residentes que já passaram pelo programa. Um deles foi o médico Adrian Carvalho. O egresso do Hospital Dr. Carlos Macieira, iniciou a residência na unidade de saúde em 2018, começou a especialização em cirurgia geral, foram dois anos. Na sequência, foram mais três anos do programa de urologia.

“Área que é muito importante, muito promissora. Eu fico muito feliz em ter logrado êxito e minha felicidade é ainda maior porque eu sou um médico do estado, eu me formei na Universidade Estadual do Maranhão, eu fiz residência médica pela Secretaria Estadual de Saúde, e eu consigo falar com plena convicção que a minha formação não deixa nada a desejar para qualquer formação do país, sou muito grato a tudo”, ressaltou o médico urologista, Adrian Carvalho.

Em 13 anos, desde quando foi implantado o Programa de Residências Médica e Multiprofissional, mais de 300 profissionais já foram capacitados.