20 de setembro de 2019

CER Olho D’água promove atividades alusivas ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

O paciente Ivan Moura recebendo atendimento com estimulação neuromuscular

Palestra, dinâmicas e oficinas marcaram, na manhã desta sexta-feira (20), a programação alusiva ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, no Centro Especializado em Reabilitação do CER Olho d’Água, unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O evento foi aberto pela coordenadora multiprofissional da unidade, Janice Bastos.

A palestra sobre o tema “O eu motivado” foi proferida por Nando Marley Lima Pacheco, que tem deficiência cerebral. Um exemplo de motivação, Nando Pacheco ressaltou a importância de se viver uma vida além dos limites físicos e intelectuais. Durante a palestra, ele usou palavras de motivação e emocionou a plateia.

Na ala da Fisioterapia, o paciente Ivan Moura, 62, vítima de AVC, contou sobre sua rotina após a doença e a importância do tratamento com estimulação neuromuscular, entre outros aos quais se submete na unidade de saúde. “Estou há quatro anos fazendo o tratamento e me sinto meu bem aqui nesta unidade”, disse o paciente Ivan Moura.

O fisioterapeuta Celso Neto, profissional que acompanha Ivan Moura, deu alguns detalhes sobre o tratamento utilizado e sua importância para a estimulação muscular.

A diretora administrativa do CER Olho d’Água, Ana Eugênia Araújo Furtado, frisou a importância da data e do trabalho realizado na unidade.

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate, desde 1979, propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro desde 1992.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e está localizada na rua Domingos Rodrigues, 70, no Olho d’Água.

Fonte: Comunicação e Marketing – EMSERH

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo disponibiliza drive-thru de testagem para a Covid-19 a partir de segunda-feira (4)

Por Daucyana Castro O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar, a partir [...]

Governo reduz espera de maranhenses por procedimentos oftalmológicos com o Programa Mais Cirurgias

Com o Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de procedimentos oftalmológicos pelo Maranhão e, assim, [...]

UPA de Paço do Lumiar celebra dois anos de funcionamento com mais de 200 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar completou, em 23 de junho, dois anos de funcionamento, contabilizando [...]