2 de maio de 2023

CER da Cidade Operária comemora quatro anos com atendimentos em reabilitação física, intelectual e auditiva

Fotos: Francildo Falcão

Por Samir Aranha

O Centro de Especialidades Médicas (CER) da Cidade Operária comemora, neste domingo (30), quatro anos de funcionamento, figurando como unidade de referência em reabilitação na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com 204.650 atendimentos em reabilitação física, intelectual e auditiva realizados no período.

Apenas nos primeiros quatro meses de 2023, a unidade realizou 19.036 atendimentos entre consultas, exames e sessões de reabilitação. O CER oferece atendimento nas áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, neuropediatria, nutrição, ortopedia, otorrinolaringologia, pilates, psicologia, psicopedagogia, serviço social e terapia ocupacional.

Além destes, é previsto o funcionamento nos próximos meses do serviço de audiologia, com a realização dos exames de audiometria e teste BERA, fundamentais no atendimento e diagnóstico de patologias ligadas à audição.

O CER atende pacientes de toda as idades. Para buscar acesso aos serviços, é necessário encaminhamento médico, apresentação de documento oficial com foto e cartão do SUS. Os agendamentos são realizados presencialmente e a unidade funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Segundo o diretor administrativo do CER Cidade Operária, Nicholas Menezes, a unidade atende à demanda de procedimentos de reabilitação, buscando atendimento integral. “Nosso atendimento é bastante diversificado, recebendo encaminhamentos da rede e buscando fornecer aos pacientes atenção integral, sobretudo à grande população que compõe o entorno da unidade”, destacou.

Nicholas Menezes explica que o serviço de Travessia, fornecido pela unidade, é mais uma das estratégias no sentido de garantir o acesso ao adequado tratamento. “O paciente que demanda ao nosso serviço social pode ser elegível ao programa Travessia, feito por um veículo exclusivo da unidade. Isso é especialmente importante àqueles que sem esse transporte especial teriam significativa dificuldade para acessar o tratamento”, acrescentou.
Neuropediatria

O serviço em neuropediatria é um dos mais recentes ofertados na unidade, já constando como uma das áreas de maior demanda. O professor Eduardo Fonseca Silva, 40 anos, avalia positivamente o atendimento recebido para seu filho, o pequeno Miguel, de 6 anos. “Busquei atendimento para o Miguel após encaminhamento do pediatra, por termos identificado em casa um atraso no desenvolvimento de fala. Fomos muito bem atendidos, o médico foi super atencioso e tirou nossas dúvidas. Agora é dar prosseguimento nos exames para entendermos como superaremos essa dificuldade inicial”, comentou.

Responsável pela maior parcela dos atendimentos, o de fisioterapia também é bem avaliado pelos pacientes. A dona de casa Maria de Jesus Santos, de 59 anos, foi diagnosticada com um quadro de artrose nos joelhos. Ela agradece o tratamento de fortalecimento das articulações que vem recebendo. “Só tenho a agradecer. Todos aqui são simpáticos e cuidadosos. Me sinto cuidada a cada sessão”, elogiou.

O Centro de Especialidades Médicas (CER) da Cidade Operária integra a rede de estado da Saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).