15 de julho de 2020

Centro de Saúde dr. Genésio Rêgo retoma o atendimento ao público de forma gradual e com cuidados extras

O atendimento aos pacientes foi retomado, na terça-feira (14), no Centro de Saúde dr. Genésio Rêgo, na Vila Palmeira. Neste primeiro momento, estão sendo chamados os pacientes que estavam agendados antes da pandemia e da suspensão do serviço.

“Todos os atendimentos na unidade foram retomados, só que de forma reduzida. A ginecologia, por exemplo, voltou com 70% do atendimento. É a maior demanda atualmente, pois o Genésio Rêgo é uma das unidades de referência na assistência à saúde da mulher. As demais especialidades voltaram 40% da sua capacidade “, frisou a diretora administrativa do Centro Aline Almeida.

O retorno dos atendimentos acontece seguindo todas as recomendações sanitárias de segurança para evitar o contágio pela covid-19.

“Esse cuidado é desde quando a pessoa tem acesso à unidade, no estacionamento, até quando o paciente chega ao ambulatório. É feita a triagem, o paciente chega com horário marcado (antes era por ordem de chegada), as cadeiras estão sinalizadas e tem a triagem com a enfermeira, que faz a medição da temperatura, aferi pressão e as pessoas ainda são submetidas a um questionário que vai ajudar na avaliação para diagnóstico da covid-19”, explicou a diretora administrativa.

No questionário são feitas perguntas para saber se a pessoa teve febre ou sintomas de gripe nos últimos dias ou então se está se sentindo mal. As medidas adotadas também contribuem para evitar aglomeração no centro de saúde. A cada três horas é o limite máximo estabelecido utilizado para revezamento de pacientes, para evitar aglomerações e higienizar poltronas e cadeiras.

A procura nesta quarta-feira (15) foi bem elevada. Uma das pacientes atendidas foi Joana Célia, de 58 anos. A moradora do São Francisco foi consultar com o gastroenterologista. Ela teve covid e, após a doença, não deixou de sentir ardor no estômago, garganta e ainda persiste a sensação de queimação, foi a primeira consulta após se recuperar da doença. “Gostei do atendimento. Vim marcar a consulta e já consegui vaga. Fiquei mais aliviada com a volta dos serviços. Precisamos nos cuidar”, ressaltou a dona de casa.

A unidade de saúde, administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), disponibiliza atendimento em mais de 10 especialidades. Entres elas: ginecologia, mastologia, pneumologia, nutrição, exame de ultrassom, além de ser uma das unidades de saúde referência no atendimento a casos de hanseníase.

“Estamos neste momento atendendo os pacientes já agendados no sistema, na fila de espera e retornos, com raras exceções. A pessoa que precisa de um exame laboratorial, quando sai do consultório e já é agendado. Sai com a requisição em mãos, com a data e horário, tudo acertado”, reforçou Aline Almeida.

Eduardo Ericeira